Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: Primeiro Relatório de 2021 sobre incêndios revela que trabalhos agrícolas foram a principal causa
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Terra Ruiva > Sociedade > Ambiente & Ciência > Primeiro Relatório de 2021 sobre incêndios revela que trabalhos agrícolas foram a principal causa
Ambiente & CiênciaSociedade

Primeiro Relatório de 2021 sobre incêndios revela que trabalhos agrícolas foram a principal causa

Terra Ruiva
Última Atualização: 2021/Jul/Qui
Terra Ruiva
4 anos atrás
Partilhe
PARTILHE

As entidades integrantes do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) apresentaram, na semana passada, o primeiro Relatório de 2021 sobre Incêndios Rurais, relativo ao primeiro semestre do ano, disponibilizado no site do ICNF.

A base de dados nacional de incêndios rurais regista, no período compreendido entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2021, um total de 3628 incêndios rurais que resultaram em 11030 hectares de área ardida, entre povoamentos (2263 ha), matos (7995 ha) e agricultura (772 ha).
Comparando os valores do ano de 2021 com o histórico dos 10 anos anteriores, assinala-se que se registaram menos 38% de incêndios rurais e menos 36% de área ardida relativamente à média anual do período. O ano de 2021 apresenta, até ao dia 30 de junho, o 3.º valor mais reduzido em número de incêndios e o 4.º valor mais elevado de área ardida, desde 2011.

A distribuição do número de incêndios rurais por classe de área ardida evidencia que em 2021 os incêndios com área ardida inferior a 1 hectare são os mais frequentes(77 % do total de incêndios rurais).
No que se refere a incêndios de maior dimensão, assinala-se, até à data, a ocorrência de 18 incêndios com área ardida entre 100 e 1000 hectares.

Até à data, as causas mais frequentes em 2021 são: incendiarismo – imputáveis (13%) e o uso negligente do fogo (69%), neste caso com relevância para as queimadas de sobrantes florestais ou agrícolas (28%), queimas de amontoados de sobrantes florestais ou agrícolas (16%) e queimadas para gestão de pasto para gado (22%). Os reacendimentos representam 4% do
total de causas apuradas, num valor inferior face à média dos 10 anos anteriores (12%).

A divulgação dos primeiros indicadores foi o pretexto para o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) reforçarem o apelo para nos dias quentes, secos ou ventosos os Portugueses não realizarem queimas, queimadas, atirarem beatas enquanto conduzem ou operarem maquinas agrícolas ou motosserras e motorroçadoras que estão entre as principais causas dos incêndios. “Se há risco não arrisque”, afirmou o presidente da AGIF num desafio direto a todos os portugueses para os próximos meses.

A mesma tónica foi seguida pelo ICNF que, através de Nuno Banza, destacou como evolução positiva a “adesão” dos portugueses ao call center (808 200 520) destinado a queimas e queimadas. De acordo com este responsável, a redução de menos 38% do número de incêndios no 1º semestre de 2021 quando comparada com a média dos últimos anos, é um “resultado explicado” pelo facto de em 2021 já terem sido registados 710 mil pedidos de autorização para esta prática. Em 2019, esse número foi de meio milhão para todo o ano.

A GNR apresentou também os seus números sobre as suas ações de fiscalização, vigilância e investigação de causas de incêndios. O Coronel Vítor Caeiro aproveitou a identificação da principal causa de incêndios, ou seja, o uso incorreto do fogo, para sublinhar a importância de evitar comportamentos de risco em situações de queimas e queimadas. “Se os conseguirmos evitar, evitamos mais 50 por cento das ocorrências”, frisou.

Da parte da ANEPC, a mesma mensagem. Depois de elencar os números relativos ao dispositivo especial de combate, o General Duarte da Costa lembrou que “todos nós somos proteção civil” e que para haver “sucesso no combate” em muito contribuía “não haver um elevado número de ignições”.

Além das entidades já referidas, o SGIFR é composto pelo IPMA, Polícia Judiciária e Forças Armadas e conta com o envolvimento operacional das corporações de Bombeiros, dos sapadores florestais e das autarquias, entre outros.

A concluir a apresentação dos resultados da equipa, a AGIF divulgou também o resultado do Barómetro sobre campanhas de sensibilização (2019-2021), insistindo na importância em reforçar a comunicação com a população, nomeadamente em iniciativas especializadas e junto dos público-alvo. O presidente da AGIF recorreu mesmo à principal causa de incêndios identificada para o mês de Junho para sublinhar a importância de, nos dias mais secos e quentes, evitar usar máquinas nas horas de maior calor (11 as 17h). “Os trabalhos agrícolas foram a causa que mais contribuiu para a área ardida do mês de junho”.

Passeio Solidário de Pais Natal em Armação de Pêra
Sociedade de Alcantarilha inaugura presépio de rua
Escola de Música da Sociedade Filarmónica Silvense em concerto
Greve Geral – Por um trabalho digno – Contra o pacote laboral
Pai Natal vai a Armação de Pêra
TAGGED:AGIFICNFIncêndiosrelatórioSistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
Artigo Anterior Uma gaivota voava, nevava
Próximo Artigo Projeto pioneiro no Algarve: Município de Silves recolhe resíduos alimentares em restaurantes e cafés
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

Anunciada construção de novo hotel em Armação de Pêra – e sessão pública sobre o tema
Concelho
Avaria grave na Estação Elevatória da Portela, em Messines, pode levar a corte de água
Concelho
Campanha de dádiva de sangue em Silves
Saúde & Bem Estar Vida
Atletas de Silves e Messines em destaque em provas de corrida em montanha
Desporto
Entre a Boca e o Coração: O que nos alimenta de verdade?
Opinião Saúde & Bem Estar Vida

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?