Alojamento Local para Aves chegou ao concelho de Silves

São 30 as caixas-ninho que estão a ser instaladas no concelho de Silves, para promover a diversidade de avifauna e potenciar a fixação de mais aves em meio urbano.

O projeto é da Associação Vita-Nativa, uma iniciativa vencedora do Orçamento Participativo Portugal 2018, que pretende espalhar, por todo o Algarve, 2000 caixas-ninho com características adequadas ao alojamento de andorinhões, corujas das torres, mochos galegos, peneireiros vulgares, poupas, estorninhos e espécies de chapins.

Neste sentido, a Associação Vita-Nativa tem vindo a assinar protocolos de colaboração com os municípios algarvios. Foi o que aconteceu no dia 23 de fevereiro, em Silves, no espaço das Hortas Comunitárias.

Rosa Palma e João Tomás assinaram o protocolo

Ao abrigo do acordo assinado com o Município de Silves serão instaladas, no concelho, três dezenas de caixas-ninho para diferentes grupos de aves urbanas, num trabalho conjunto que envolverá o apoio da autarquia na seleção dos locais para a instalação e na monitorização das caixas-ninho.
Algumas destas caixas já foram colocadas, nomeadamente na EB2,3 Dr. Garcia Domingues, em Silves, e a sua instalação noutros espaços continuará a ser feita.

Os diferentes tipos de caixas-ninho

Este projeto, que terá uma duração mínima de dois anos, visa promover a diversidade de avifauna na região do Algarve, assim como fomentar o interesse e o contacto mais direto da sociedade em relação às aves, potenciar a fixação de mais aves em meio urbano e promover e realçar o importante papel das aves no controlo natural de pragas biológicas, como a lagarta do pinheiro e, consequentemente a diminuição do uso de pesticidas. Numa segunda fase está prevista a instalação de equipamento em algumas caixas-ninho possibilitando a especialistas e curiosos acompanhar a transmissão online do quotidiano daquelas aves, através do portal da associação.

Além do mencionado, o desenvolvimento deste projeto permitirá, por outro lado, incentivar a valorização ambiental do espaço através da dinamização de uma série de iniciativas, como workshops, atividades de educação ambiental com escolas e população em geral, colaboração com universidades e laboratórios no âmbito de estudos, entre outras.

Veja Também

Municípios algarvios reduzem consumo de água, mas não é suficiente

No mês de março, o consumo da água reduziu em 15 dos 16 municípios do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *