Da Ribeira dos Salgados a Armação de Pêra- Novo passadiço de 3,5 km vai ser construído

Chama-se Ecovia do Litoral Sul e consiste num passadiço de vários quilómetros que ligará as praias do concelho de Silves, a Albufeira e Lagoa.
Na primeira fase do projeto vai ser construído um passadiço de 3,5 km que tem início junto à Ribeira dos Salgados, percorre a Praia Grande, de Pêra, atravessa a Ribeira de Alcantarilha e prossegue pela frente de mar até ao Holiday Inn Hotel, no centro de Armação de Pêra.

Segundo a Câmara Municipal de Silves, a empreitada de execução da Ecovia do Litoral Sul – 1ª fase encontra-se em concurso público, com um preço-base que ascende a 1, 2 milhões de euros, acrescido de IVA.

Ribeira de Alcantarilha

A intervenção “estende-se desde o passadiço da ribeira dos Salgados, percorre a Praia Grande de Pêra (1660 metros) atravessa a ribeira de Alcantarilha através da ponte a construir (225 metros), prosseguindo pela frente de mar até ao Hotel Holiday Inn (1620 metros) com a colocação de marcações no pavimento existente”.

Esta é uma obra que conseguiu uma “comparticipação comunitária e nacional no montante global de 374 mil euros, com origem no CRESC Algarve 2020 e no Turismo de Portugal”, conforme adianta a autarquia.

Traçado da Ecovia

Mais tarde, será executada a 2ª fase da Ecovia, que ligará o Holiday In Hotel ao Barranco do Vale do Olival, o limite do concelho de Silves. Esta obra “será efetuada através de um 2.º concurso público (preço-base de 430 mil euros acrescido de IVA), cujo projeto de execução se encontra elaborado e aprovado interna e externamente. A intervenção neste troço urbano abrange a remodelação das infraestruturas existentes, passeio, ciclovia e estacionamento.”

O Município de Silves salienta que “a construção da ecovia representará um fator de crescimento e valorização do potencial turístico de Armação de Pêra, salvaguardando os valores ambientais, estimulando as atividades de recreio e lazer, a observação da natureza, bem como os movimentos de pessoas entre a Praia de Armação de Pêra, a Praia Grande e as praias vizinhas do concelho de Albufeira.”

Veja Também

COVID-19 – Silves sobe para 102 casos ativos

O Município de Silves divulgou hoje a situação epidemiológica do Concelho, dando conta da existência …

Um Comentário

  1. Concordo com esta obra, mais para o turismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *