Em Alcantarilha e Messines: apoios aos proprietários para reabilitação urbana

Já se encontram delimitadas as Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) para as vilas de Alcantarilha e São Bartolomeu de Messines, que irão beneficiar de apoios financeiros para a sua reabilitação.
Estas áreas foram criadas pelo Município de Silves e apresentadas em sessões públicas realizadas nas referidas vilas. O objetivo central do Município é o de estimular “um estratégia de reabilitação urbana” que promova igualmente o desenvolvimento local.

ARU de Alcantarilha

Assim, foi criado “ um conjunto de benefícios fiscais e apoios financeiros de que os proprietários de edifícios localizados dentro da ARU poderão beneficiar, caso promovam a sua reabilitação urbana”.
“Este instrumento (ARU) assume-se como um mecanismo para estimular a mudança do paradigma da nova construção para o da regeneração e reabilitação urbana. Pretende-se, deste modo, valorizar o espaço urbano e o seu património edificado, ao mesmo tempo que se revitaliza o tecido económico e social”, adianta a autarquia de Silves.

“Assim sendo, o Município de Silves tem vindo a empreender um importante esforço para envolver os atores locais, designadamente agentes económicos do ramo do imobiliário, entidades privadas e moradores, promovendo diversas reuniões de trabalho e de explicação do âmbito e ações previstas nestes projetos, com o objetivo de garantir a concretização e o sucesso das ARU´s das vilas de Alcantarilha e de São Bartolomeu de Messines.”

ARU de São Bartolomeu de Messines

Os proprietários interessados em promover a reabilitação do seu imóvel, podem aceder à documentação necessária no site institucional do Município, em :https://www.cm-silves.pt/pt/menu/1068/area-de-reabilitacao-urbana-de-s-b-de-messines.aspx e https://www.cm-silves.pt/pt/menu/1067/area-de-reabilitacao-urbana-de-alcantarilha.aspx

Podem também contactar os serviços municipais de ordenamento do território (282 440 825 ou reabilitacao.urbana@cm-silves.pt) para obtenção de mais informações.

Veja Também

Apresentada a Estratégia de Desenvolvimento Regional ALGARVE 2030

Está aprovada a Estratégia de Desenvolvimento Regional ALGARVE 2030. O documento aprovado preconiza a visão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *