Home / Sociedade / Ambiente & Ciência / Junho foi um mês muito seco mas no Algarve choveu mais do que o normal

Junho foi um mês muito seco mas no Algarve choveu mais do que o normal

O mês de junho classificou-se como muito seco com um valor médio da quantidade de precipitação muito inferior ao normal, apenas 27 % do valor médio. No entanto, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Algarve foi a exeção, uma vez que nesta região, e em particular na região de Faro os valores da precipitação foram superiores ao normal.

Desta forma – afirma o IPMA – “verificou-se uma diminuição significativa dos valores de percentagem de água no solo em todo o território (Figura 1 esq.) e um aumento da área em seca meteorológica (Figura 1 dir.). As regiões do interior Norte-Centro e a região de Lisboa e Vale do Tejo estão na classe de seca fraca e a região Sul encontra-se nas classes de seca fraca e seca moderada.”

Em relação à temperatura do ar “o mês de junho foi normal com um valor médio da temperatura média do ar muito próximo do valor médio 1971-2000 (-0.01 °C).
O valor médio da temperatura mínima do ar foi inferior ao valor normal com uma anomalia de -0.62 °C, sendo o 3º valor mais baixo desde 2000; o valor médio da temperatura máxima do ar foi 0.59 °C superior ao valor normal 1971-2000.
Até dia 19 os valores de temperatura do ar foram quase sempre inferiores ao valor médio mensal, a partir do dia 20 verificou-se uma subida da temperatura do ar, em particular da temperatura máxima, sendo de destacar os dias 22, 23, 29 e 30 com um valor médio de temperatura máxima no território superior a 30 °C.”

Partilhe nas redes socias:
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Veja Também

Ciclo de Cinema ao Ar Livre volta a percorrer as freguesias do concelho de Silves

A Câmara Municipal de Silves, numa parceria com o Cineclube de Faro, irá promover um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *