Home / Sociedade / Cultura / Teatros, cinemas e outros equipamentos culturais preparam reabertura

Teatros, cinemas e outros equipamentos culturais preparam reabertura

No dia 1 de junho, teatros e cinemas e outros espaços culturais irão reabrir, com regras apertadas de funcionamento que incidem sobre as questões da higienização e das condições para assegurar o distanciamento social.

Neste sentido, a Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou uma Orientação destinada à utilização destes equipamentos, que pode ser consultada aqui: reabertura teatros e espaços culturais

O documento define um conjunto de medidas a adotar na abertura dos equipamentos culturais, nomeadamente as medidas específicas a adotar nas salas de espetáculos, de exibição de filmes e similares; livrarias, arquivos e bibliotecas; museus, palácios e monumentos e na programação ao ar livre:
Que sejam implementadas medidas de distanciamento físico de dois metros entre as pessoas.
É recomendada a criação de circuitos próprios e separados nas entradas e saídas e o uso de máscara em espaços fechados, com exceção dos membros dos corpos artísticos em atuação.
As portas devem permanecer abertas para evitar o seu manuseamento, sempre que for possível.
As filas devem ser evitadas, garantindo-se o distanciamento de dois metros entre pessoas não-coabitantes, limitando-se a permanência nos locais unicamente pelo tempo estritamente necessário.
A compra de bilhetes deve ser realizada por antecipação e os pagamentos sem contacto, através de cartão bancário, devem ser preferencialmente escolhidos, garantindo-se a desinfeção dos equipamentos após cada utilização.

Em relação os funcionários destes equipamentos, os mesmos devem ter conhecimento, formação e treino para reconhecer sinais e sintomas compatíveis com a covid-19 e adotar as medidas de prevenção e controlo da transmissão da doença.

Devem ser colocados dispensadores de solução assética à base de álcool em diversos pontos, para fácil acesso dos colaboradores e utilizadores, bem como, sempre que possível, afixados cartazes e materiais informativos com as medidas de prevenção e controlo da doença.

Partilhe nas redes socias:
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Veja Também

Mercado Municipal de São Bartolomeu de Messines – 72º aniversário

Em Silves, no edifício da Câmara, encontra-se patente, até ao final do mês de junho …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *