Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: RIS3 Algarve 2.0 apresentada no Conselho de Inovação Regional do Algarve
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
EconomiaEconomia & Emprego

RIS3 Algarve 2.0 apresentada no Conselho de Inovação Regional do Algarve

Terra Ruiva
Última Atualização: 2020/Mar/Qui
Terra Ruiva
6 anos atrás
PARTILHE

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Francisco Serra, destacou a evolução positiva da generalidade dos indicadores de inovação e o empenho determinante da comunidade académica e dos empresários algarvios na abertura dos trabalhos da 4ª reunião do Conselho de Inovação Regional do Algarve (CIRA).

Sendo um órgão consultivo da CCDR Algarve, o CIRA tem como missão concreta acompanhar e dinamizar a execução da Estratégia Regional de Especialização Inteligente (RIS3 Algarve), reunindo representantes de entidades públicas, associações, empresas e a academia. Neste encontro enquadrado no processo de elaboração estratégia regional para o horizonte 2030, os participantes focaram-se na avaliação da RIS3Algarve, sublinhando que “o processo de elaboração foi bem-sucedido” e que “a preparação transportou para o processo de implementação uma grande diversidade de parceiros, alargando consideravelmente a perceção do tecido institucional e empresarial quanto às implicações da nova abordagem… cobrindo um todo coerente e com características sistémicas (ecossistemas de inovação).”

Realce-se que a Comissão Europeia definiu para o período 2021-2027 um conjunto de “Enabling Conditions” que enquadram a revisitação das RIS3, processo desencadeado em maio passado na CCDR Algarve e no qual participaram muitas das entidades responsáveis pela sua coordenação regional e nacional.

Sobre a governança da RIS3 Algarve, e considerando que “nos casos de Sistemas Regionais de Inovação de menor maturação e com maiores constrangimentos de especialização produtiva”, foi assinalado que “os processos de elaboração conduziram também a um contexto institucional favorável a que a dinâmica da implementação pudesse ocorrer também num ambiente colaborativo e suscetível de contribuir para a consolidação dos respetivos Sistemas Regionais de Inovação”.

Não se concretizando num ciclo de financiamento, em particular num contexto de ecossistemas pouco maduros, tal não impede que se atinjam os grandes objetivos da transformação para os quais as Estratégias Nacional ou Regional da Especialização Inteligente pretendem contribuir, como são o reforço do conhecimento inteligente, de progressão na cadeia de valor e de intensificação das práticas colaborativas.

No caso concreto do Algarve, os progressos alcançados, a partir das plataformas de inovação, das redes de colaboração e do CIRA, mesmo que do ponto de vista absoluto, possam parecer menos relevantes, que segundo Francisco Serra “constituem um salto qualitativo relevante para a região”, nomeadamente nas alterações registadas no ecossistema de inovação, com a entrada de novos atores e no reforço significativo das estruturas de ciência e tecnologia, onde o futuro Polo Tecnológico merece destaque.

Para além da avaliação e revisitação da RIS3 Algarve, os membros do CIRA tiveram oportunidade de conhecer o ponto de situação da execução do Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 e a apresentação da Agenda Regional para a Economia Circular.

Fonte da notícia: CCDR Algarve

Total Views: 0
Linha do Algarve passa a utilizar comboios elétricos e terá mais oferta
Tertúlia na Sociedade de Messines sobre “Empreender no Interior e papel das incubadoras”
Rendas no Algarve caem 1,1% – Silves é um dos concelhos onde mais subiram
Sessão de divulgação do projeto CAFE em São Marcos da Serra
ALGARVE 2030: 3 milhões de euros para tornar as áreas empresariais algarvias mais competitivas
TAGGED:CCDR AlgarveFrancisco SerraRIS3 Algarve
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
Artigo Anterior A água que nos falta
Próximo Artigo Cristóvão Norte defende que hospitais do Algarve devem ser prioridade nacional
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

Registadas ondas de calor marinhas ao largo de Faro – com valor máximo de 26,1 graus
Ambiente & Ciência Sociedade
Lucros versus Populações
Editorial Opinião
Interrail Poético de Tunes 2026, Encontro de Poesia … de Tunes ao Brasil
Cultura Sociedade
Exposição de Pintura de Noélia Encarnação, no Algoz
Cultura Sociedade
Ministra do Ambiente veio colocar a “primeira pedra” da Estação Dessalinizadora de Água do Mar do Algarve
Política Sociedade

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?