Associação Almargem lança campanha e desafios mensais para poupança de água

A Associação Almargem lançou uma campanha de sensibilização para a poupança, gestão e reutilização de água, com o objetivo de “desafiar a sociedade civil a aderir a propostas para poupar água, no sector doméstico, ao longo de todo o ano de 2020. Desafios que se pretendem que se tornem hábitos diários, para aliviar a pressão no uso dos recursos hidrícos”, afirma a Almargem.

Para o mês de fevereiro, o desafio que é colocado aos consumidores é o de tomar banho em 6 minutos. “Todas as semanas será sugerida uma música que acompanha o duche. Termina a música, termina o duche…”

Segundo esta associação, “a seca e a falta de água no Algarve são problemáticas cada vez mais dominantes na atualidade” pelo que  a Almargem “pretende envolver-se e contribuir para reduzir o desperdício deste recurso, essencial à vida, e que todos nós, com especial destaque para o Algarve, usamos e abusamos diariamente como se de um recurso inesgotável se tratasse”.

Assim, no âmbito desta campanha, a Almargem irá divulgar, mensalmente, uma edição especial de newsletter dedicada a esta temática, incluindo um artigo de opinião escrito por autores convidados, especialistas em várias áreas, contribuindo para uma sociedade mais informada e capacitada para intervir no processo de tomada de decisão. São ainda propostos desafios na página de Facebook da Almargem – www.facebook.com/associacaoalmargem – com o mote #AÚltimaGota_Algarve, apelando a todos para a poupança de água.

A newsletter deste mês pode ser visto aqui: Boletim Informativo – Edição Especial Água

“As alterações climáticas vieram para ficar e estão na ordem do dia. Ao mesmo tempo, multiplicam-se as preocupações com a falta de água no Algarve, bem necessário e transversal a todos os sevtores: doméstico, agricultura, indústria e turismo. A região do Algarve encontra-se exposta a um conjunto de vulnerabilidades climáticas, que serão potencialmente agravadas num contexto de alterações climáticas.

As mais recentes projeções apontam para o agravamento das tendências já observadas no presente em Portugal e no Algarve em particular: diminuição da precipitação média anual, aumento da temperatura média anual, subida do nível médio da água do mar, resultando em galgamentos oceânicos e aumento dos fenómenos extremos.

No seguimento das previsões e cenários apontados por vários cientistas, são várias as medidas propostas já apresentadas para nos adaptarmos aos novos cenários e para a redução das nossas necessidades hídricas. Contudo, a Almargem considera que não faz sentido arranjar soluções para as necessidades hídricas atuais sem haver uma reflexão séria sobre as alterações que todos nós teremos de fazer nas nossas vidas, para poupar água e reduzir a pressão que fazemos nos nossos sistemas hidrológicos.

Ajude-nos nesta campanha, porque “Cada gota conta”!””, conclui a Almargem.

Veja Também

Debate em Silves reúne presidentes da Câmara de Silves

No dia 18 de abril, um debate sobre “Silves, Repensar o Passado, Perspetivas de Futuro” …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *