Home / Sociedade / Política / Deputado do PSD critica ministra da Saúde

Deputado do PSD critica ministra da Saúde

O deputado do PSD, Cristóvão Norte, afirma que a “ministra da Saúde promete no Algarve o que não inscreve no Orçamento”.

Estas declarações surgem na sequência da vista que a ministra realizou recentemente à região, tendo anunciado que em 2021 iria iniciar estudos para a concretização do novo hospital do Algarve.

“Ora, este compromisso é a prova cabal de que não haverá novo hospital até 2023, como não está previsto no quadro plurianual de investimentos em novos hospitais no programa de Governo e na proposta de orçamento de estado de 2020. Estão previstos 5 hospitais até ao fim da legislatura e o Algarve, a segunda prioridade definida por estudo técnico, não está prevista, pese embora ter a maior quebra de oferta assistencial e o maior crescimento demográfico registado no país”, afirma o deputado, em comunicado.

Cristóvão Norte assinala que “ o calendário da Ministra é simples: estudar em 2021, lançar o caderno de encargos em 2025, abrir o concurso em 2029! Com este Governo não há novo hospital, ponto final. Lançaram a primeira pedra em 2008 e em 2021 vão começar a estudar? Ninguém acredita nas intenções deste Governo. Quando temos perante nós um orçamento de estado que fixa os investimentos na saúde para os próximos 4 anos e o Algarve não está inscrita, os algarvios só podem tomar este anúncio como descaramento.”

O deputado afirma que “ o PSD, como fez o ano passado e foi chumbado, vai apresentar uma proposta de alteração ao orçamento, de modo a que as prioridades de novos hospitais sejam cumpridas. Para fixar médicos na região é preciso um novo hospital. É uma condição necessária mas não suficiente. As infraestruturas atuais estão obsoletas e é intolerável que se obrigue os doentes a ir para a privado, enquanto quem não tem dinheiro sofre em silêncio, em desespero, com listas de espera que são a negação do acesso à saúde.”

Partilhe nas redes socias:
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Veja Também

Jazz nas Adegas em fevereiro

O Jazz nas Adegas continua no mês de fevereiro, nos dias 28 e 29, com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *