Home / Sociedade / Cultura / Dia Internacional dos Museus comemora-se em Silves com entradas gratuitas e várias iniciativas

Dia Internacional dos Museus comemora-se em Silves com entradas gratuitas e várias iniciativas

A Câmara Municipal de Silves assinala, no próximo dia 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus, uma iniciativa que este ano terá como tema central “Os Museus como Centros Culturais: o futuro da tradição”.

Deste modo, o Museu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS) terá entradas gratuitas e diversas iniciativas que marcam a data e que dinamizam o espaço, desafiando os visitantes a fruírem-no de modo ainda mais especial.

Segundo informa a Câmara Municipal de Silves, a partir das 10h, “o MMAS abrirá ao público vitrinas renovadas alusivas ao período romano, contendo objetos provenientes da villa romana da Corte (SB Messines), área que conheceu ocupação desde a Pré-história até à Alta Idade Média, tendo assumido funções de unidade de exploração agrícola desde o início da romanização do nosso território.

Ao longo do dia decorrerão experiências fotográficas que se designação como “Vestidos de História”, através das quais os visitantes, depois de trajados com fatos históricos ou simples adornos (tiaras, coroas, capacetes ou túnicas de soldado romano, turbantes, etc.) se poderão fotografar e levar, desse modo, uma recordação diferente e viver uma experiência imersiva neste espaço emblemático da cidade de Silves.

Simultaneamente e também ao longo do dia, far-se-ão visitas acompanhadas com personagens históricos (Pré-Histórico/ Romano/ Islâmico/Navegador). Ao entrarem no MMAS os visitantes serão recebidos por um personagem da Pré-História que os introduzirá na história da região durante aquele período temporal, mostrando-lhe os utensílios da época expostos. Como no Museu o tempo passa depressa os visitantes serão, de seguida, recebidos por personagens que habitaram a região nos períodos sequentes e que lhes falarão daquelas épocas e lhes mostrarão os objetos que preenchiam os seus quotidianos.

Das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00 acontecerão “Jogos com História”, ou seja, estarão disponíveis no Museu de Arqueologia vários jogos ancestrais de que os visitantes poderão disfrutar, sendo-lhes dado a conhecer a sua origem, ambientes em que eram jogados e regras respetivas. Entre eles destacamos o Jogo do Moinho, o Jogo do Alquerque, o Jogo de Xadrez, o Jogo de Gamão, entre outros.

Oportunidade única é a de, entre as 10h00 e as 12h30 e 14h00 e as 16h30 poder levar os seus tesouros mais queridos, mas que precisam de algum restauro, à “Clínica de Cacos”, já que o Serviço de Conservação e Restauro da autarquia convida a comunidade a restaurar pequenos objetos cerâmicos que se encontrem quebrados. Nesta ação serão ministrados conhecimentos técnicos que permitirão devolver a forma aos objetos danificados. Esta ação destina-se a um público maior de 10 anos.

Também o Museu do Traje e das Tradições, localizado em São Bartolomeu de Messines, terá iniciativas nesta data, nomeadamente entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 18h00 ocorrerão também visitas acompanhadas por personagens da nossa história local, que envergarão alguns dos fatos que compõem a coleção deste espaço museológico, conduzindo os visitantes pelo espaço ao mesmo tempo que falarão das vivências da época e, em especial, dos fatos usado nas diferentes circunstâncias do seu dia-a-dia bem como dos objetos que manuseavam no seu quotidiano.”

Veja Também

Festa de N. Sr.ª da Conceição em Alcantarilha

A festa em honra de N. Sr.ª da Conceição, a padroeira de Alcantarilha, irá decorrer …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *