Home / Algarve / Futuro Polo Tecnológico do Algarve promete revolucionar a região

Futuro Polo Tecnológico do Algarve promete revolucionar a região

No dia 4 de maio, realizou-se no Campus da Penha (junto ao Complexo Pedagógico) da Universidade do Algarve, em Faro, a Apresentação Pública do Polo Tecnológico do Algarve.

A iniciativa contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque.

Segundo a informação divulgada pela Universidade do Algarve «O Polo Tecnológico do Algarve pretende ser um foco de atração de empresas, de cariz regional, nacional e internacional, alinhado com a Estratégia de Desenvolvimento Regional do Algarve – RIS3 e com os objetivos propostos pelo PO Algarve, procurando atrair um número significativo de empresas com atividade instalada, com relacionamento privilegiado com a Universidade e responsáveis por um crescente volume de negócios dirigido à exportação. Desempenhando conjuntamente funções de centro de valorização e transferência de conhecimento e parque de ciência e tecnologia, este Polo procurará agregar competências destinadas ao desenvolvimento tecnológico e à inovação em setores de atividade económica com expressão consolidada ou emergente no Algarve, nomeadamente as TICE, a Saúde e Bem-Estar e a Energia.

O valor de investimento global é de 5.428.571,42 Euros, com cofinanciamento pelo FEDER de 3.800.000,00 Euros e autofinanciamento de 1.628.571,43 Euros.

A prioridade da operação está fundamentalmente orientada para adaptar e expandir espaços existentes, garantindo as condições adequadas para um funcionamento integrado de um tecido empreendedor já numeroso, englobando as diversas valências das TICE e propiciando a execução de projetos intersectoriais, assente na valorização e transferência de conhecimento, no acolhimento de empresas e na interação com as unidades de investigação da Universidade, potenciando a criação de novas empresas de base conhecimento.

A área infraestruturada para acolhimento de empresas será de 6.134 metros quadrados, dos quais 5.360 metros quadrados integram a infraestrutura Parque de Ciência e Tecnologia (ALGARVE TECH HUB – 4.495 metros quadrados) e a infraestrutura Centro de Valorização e Transferência de Conhecimento (Centro de Simulação Clínica – 865 metros quadrados).»

O projeto do Polo Tecnológico pode ser consultado aqui: apresentacao_polo_tecnologico

Partilhe nas redes socias:
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Veja Também

Plano de Pormenor de Torre Sul, Armação de Pêra tem aberto período de participação pública

Decorre até ao próximo dia 31 de janeiro o período de participação pública prévia da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *