Home / Sociedade / Ambiente & Ciência / Silves Tour associa-se à campanha ambiental “Lixo Zero 0”

Silves Tour associa-se à campanha ambiental “Lixo Zero 0”

“Lixo Zero 0” é uma campanha desenvolvida pela Câmara Municipal de Silves e que será lançada na edição de 2019 do “Silves Tour”, durante a qual todos os participantes receberão uma garrafa/cantil para poderem levar a sua água, não produzindo lixo.

«Queremos que esta seja uma primeira iniciativa associada a esta campanha, que chegará depois às escolas do concelho», explica Rosa Palma, presidente da Câmara. «Temos uma clara preocupação em sensibilizar as pessoas para a necessidade de reduzirmos resíduos, sobretudo os que são de maior longevidade e que contribuem fortemente para a poluição que hoje é visível no nosso planeta» e acrescenta: «Todas as gerações devem estar envolvidas nesta campanha, por isso escolhemos o Silves Tour para o seu lançamento, uma vez que esta ação se destina a toda a família».

Assim, a todos os participantes será entregue uma garrafa vazia e haverá, no local da partida, recipientes adequados para que todos possam enchê-la e levá-la para a prova.

Deste modo, a autarquia “pretende sensibilizar todos os participantes para a necessidade de redução do lixo e diminuição da pegada ambiental, promovendo não somente um estilo de vida saudável e dinâmico, mas hábitos de preservação da natureza, nomeadamente através da promoção dos três “R’s”: a Reutilização, a Redução e a Reciclagem.”

Recorda-se que o Silves Tour 2019 se realiza no próximo dia 5 de maio, começando e terminando junto ao Complexo de Piscinas Municipais de Silves. Contará com, dois percursos de marcha-corrida (diferenciados pela distância e nível de dificuldade) e um percurso de BTT com 15 Km, para além de um programa repleto de atividades para todas as idades.

Pprograma do Silves Tour 2019

09h00 – Abertura do Secretariado
09h35 – Atuação do Clube da Batucada
09h45 – Cerimónia de entrega do cheque
09h50 – Aquecimento
09h55 – Partida Bicicleta/BTT
10h00 – Partida Marcha e Corrida
10h05 – Partida Marcha da Mini Mamã

Espaço Mini Mamã
09h30 – Abertura dos Insufláveis
10h30 – Fora d’Água (Pinturas e Jogos)
10h45 – Workshop de Tambores com  o Clube da Batucada
11h15 – Aulas de Grupo

Para ajudar o projeto “Sorrir M” da Casa do Povo de Messines,  que é este ano o beneficiário do Silves Tour, todos são convidados a participar na campanha “#Eu Ajudo”, adquirindo uma t-shirt, cujas verbas reverterão a favor desta instituição. O custo da camisola é de 5 euros para adulto e de 3 euros para criança, podendo ser adquiridas nos seguintes locais: Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, nas Juntas de Freguesia do concelho, nos Pavilhões Desportivos do concelho, Complexo de Piscinas Municipais de Silves, Balcão Fidelidade, mediadora Algarseguros (SB Messines e Albufeira), Kykus Eyecare (Albufeira) e na União Regional de Instituições Particulares de Solidariedade Social do Algarve – URIPSS/Algarve.

 

Parceiros: IPDJ, Programa Nacional de Marcha e Corrida, Plano Nacional de Ética no Desporto

Media Partners: Rua FM, Barlavento, Terra Ruiva

Apoios: União de Freguesias Alcantarilha e Pêra e de Algoz e Tunes; Juntas de Freguesias de Armação de Pêra, de SB Messines, de S. Marcos da Serra e de Silves; Casa do Povo de Messines; Frutas Mourinho, Lara; Frutas Lurdes, Continente (loja de Silves); GNR de Silves; Bombeiros Voluntários de Silves; Agrupamento 181 – Corpo Nacional de Escutas de Silves; Sociedade Columbófila de Messines; Clube Xelb; Agrupamento de Escolas Silves Sul; Agrupamento de Escolas de Silves; ARS Algarve; UCC Rio Arade; Fidelidade e Ponto Seguro.

Veja Também

Feira Medieval de Silves propõe ao visitante a gastronomia da época na “Mesa Real”

Um banquete, no qual os participantes se sentirão “À Mesa Real”, é uma das propostas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *