Home / Algarve / 13º Encontro de Genealogistas do Algarve

13º Encontro de Genealogistas do Algarve

Vai realizar-se em Aljezur, no próximo dia 4 de Maio de 2019, o 13º Encontro de Genealogistas do Algarve.

O encontro tem início às 10h com a chegada dos participantes ao Largo do Mercado, junto da ponte, após o que se seguirá uma visita guiada à Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur, ao Museu Municipal, Museu de Arte Sacra e Museu Antoniano. Após as visitas, segue-se um almoço convívio.

Na parte da tarde será feita a apresentação de comunicações na sala de reuniões da Santa Casa da Misericórdia de Aljezur (Lar Nossa Senhora d’Alva).

“Os encontros de genealogistas do Algarve são encontros informais, que se realizam anualmente numa localidade algarvia, e onde participam interessados pela pesquisa da história das suas famílias com raízes no Algarve. Durante os encontros, os participantes partilham informação entre si sobre as pesquisas que fazem, assim como também são apresentadas comunicações sobre temas investigados no âmbito da genealogia, heráldica, história e tradições locais e fontes documentais do Algarve”, informa a organização.

Família algarvia do início do séc.XX (Photographia Samorrinha – Faro)

O primeiro encontro teve lugar em Loulé em 2007 e desde então tiveram lugar em Tavira (2008), Portimão (2009), Faro (2010), Castro Marim (2011), Monchique (2012), Moncarapacho (2013), Alvor (2014), Alcoutim (2015), Silves (2016), São Brás de Alportel (2017) e Querença (2018).

Dada a natureza informal destes encontros, a organização destes encontros tem contado com participação de investigadores de vários pontos de Algarve, com especial relevo para os genealogistas José Cabecinha, Óscar Caeiro Pinto, Júlio de Sousa, Nuno Campos Inácio, Rui Pereira, Maria Manuel Pereira e Maria Elisa Florêncio, entre outros. O encontro de 2019 conta com a participação de Maria Luísa Pereira, directora do Arquivo Distrital de Faro, que o organiza na sua terra natal, Aljezur.

Veja Também

Algarve com centenas de eventos no mês de julho

Motos, os sabores da Ria Formosa e as tradições da serra algarvia estão em destaque …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *