Home / Vida / Saúde & Bem Estar / Hospital Particular do Algarve lança consulta especializada de cefaleias

Hospital Particular do Algarve lança consulta especializada de cefaleias

O Hospital Particular do Algarve – Gambelas, em Faro, inaugurou a Consulta Especializada de Cefaleias que decorre às segundas-feiras de manhã.

O Dr. Leandro Valdemar, neurologista e neurofisiologista responsável por esta consulta, salienta que “esta será a primeira consulta do género em toda a região do Algarve, cujo objetivo é diagnosticar de forma mais direcionada e personalizada os doentes com esta patologia neurológica, considerada a mais frequente de todas e, fornecer também novos tratamentos diferenciados a esta população de pacientes.”

Cefaleias é o nome técnico para designar dores de cabeça. A Cefaleia é uma dor ou desconforto na região da cabeça incluindo face, com uma grande variabilidade quanto às suas caraterísticas: localização, tipo de dor, intensidade, frequência, duração e sintomas associados. Em consequência dessa variabilidade e, de acordo com a Sociedade Internacional de Cefaleias, é possível categorizar e classificar mais de 300 tipos de cefaleias diferentes.
Segundo o Dr. Leandro Valdemar estima-se que cerca de 15% da população portuguesa possa ter enxaqueca e desta, cerca de 700 mil com enxaqueca grave, tratando-se por isso de uma doença altamente disfuncional e com elevadas repercussões económicas. Aliás, é considerada a 3ª doença mais prevalente e a 7ª mais incapacitante, no mundo.

A precisão do diagnóstico das Cefaleias e/ou Enxaquecas é determinante para o sucesso do tratamento. Nesse sentido, também nesta área, a nova consulta trará novidades: “iremos disponibilizar tratamentos mais específicos e direcionados para as cefaleias mais particulares e, nestas podem ser opção o bloqueio de nervo occipital, aplicação de toxina botulínica ou o mais recente tratamento na profilaxia das enxaquecas: o injetável mensal de anticorpo monoclonal humano do recetor CGRP,” refere Leandro Valdemar.

Veja Também

Bombeiros de Messines recebem ofertas de equipamento

Os Bombeiros Voluntários de S. Bartolomeu de Messines receberam uma oferta de cinco fatos de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *