Home / Desporto / Silves Futebol Clube homenageado pela Câmara Municipal e pelo Governo

Silves Futebol Clube homenageado pela Câmara Municipal e pelo Governo

A inauguração da Sala de Troféus, no dia 4 de abril, foi o arranque das comemorações do Centenário do Silves Futebol Clube, que encerram no dia 20 de abril, com o Torneio Silves Jovem- Rui Bento.

As celebrações tiveram início no dia 4 de abril dia em que o Silves Futebol Clube comemorou um século de existência. Ao final da tarde foi inaugurada a Sala de Troféus, situada no Pavilhão Mário José Gonçalves, criada com o apoio da Junta de Freguesia de Silves. Seguiu-se uma uma arruada pela cidade, com os atletas do clube, que se deslocaram até aos Paços do Concelho, sendo recebidos pela presidente da Câmara Rosa Palma e os restantes vereadores da autarquia. Aí, no Salão Nobre, foram homenageados os presidentes do Silves Futebol Clube, ao longo das últimas décadas.

«A autarquia considera de grande importância o trabalho prestado por esta coletividade, que ao longo do seu tempo de vida formou inúmeras gerações de jovens e contribuiu decisivamente para que se dignificasse o concelho, se promovesse o espírito desportivo e se fomentasse a intervenção cívica e o associativismo», considerou Rosa Palma, presidente da CMS. «Não poderíamos deixar de nos associar às comemorações desta tão importante data, desejando que este trabalho prossiga e que todos quantos são sócios, dirigentes e atletas do SFC continuem a ser porta-vozes de um estilo de vida norteado pelo respeito, pela determinação e pela superação».

Os presidentes do SFC na homenagem do Município (Foto CMS)

Já no dia 5, o Teatro Mascarenhas Gregório foi o palco escolhido para a apresentação do livro “Por Silves, Pelo Silves – 100 Anos”, da autoria do jornalista desportivo Armando Alves, e que também contou com o apoio financeiro da Câmara de Silves. (A obra encontra-se à venda na loja do Clube, para quem desejar adquiri-la.)

A obra que conta a história dos 100 anos do clube

Outro dos momentos fortes destas comemorações decorreu no dia 6 de abril, com a realização da Gala Comemorativa do Centenário. Na Gala, que reuniu cerca de 700 pessoas, além do espetáculo multimédia, foram entregues diplomas aos sócios com 50 e 25 anos de filiação e várias distinções.

Destaca-se a presença do secretário de Estado de Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que atribuiu ao Silves Futebol Clube a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo. Este galardão distingue individualidades e coletividades nacionais, pelos serviços prestados em prol do desporto nacional e pela continuidade ou repetição de ações ou factos relevantes, prestigiando o desporto nacional e o nome do país.

O secretário de Estado entregou a Medalha de Mérito Desportivo (Foto SFC)

 

Ainda no âmbito do programa do aniversário, no dia 15 de abril, a partir das 18h00, será inaugurado o alojamento local Domus Xilb, na Rua Francisco Gomes Pablos (antiga sede do clube) e nos dias 19 e 20 de abril o Estádio Dr. Francisco Vieira acolherá a XVI edição do Torneio Silves Jovem – Rui Bento.

 

 

Presidentes do SFC homenageados

1970 – João Mascarenhas Figueira Santos

1973 – José da Cruz Santos

1974  – José Guerreiro dos Santos

1974 –  Luís Manuel Horta Correia

1975  – Manuel Figueiredo

1981 – José Ramos Trindade

1982  – Luís Cruz Correia Cercas

1986  – Manuel António Santos Domingos

1988 –  Fernando Alexandre Silva

1992  – José Veríssimo Gonçalves Patrício

1992 –  Dimas Manuel Gonçalves Monteiro

1998 –  João Manuel da Silva Jóia

1998  –  João Manuel da Silva Jóia

2000  – Horácio Vitorino Coelho Montes

2004 –  José Manuel da Palma Santos

2005 –  João Manuel Neves Encarnação

2007 –  Francisco Manuel dos Santos Matos

2010 –  José Manuel da Palma Santos

2011 –  Rui Luís de Freitas Amador Gomes

2013  – Tiago Ildefonso Fernandes Leal

2014  – Sérgio Miguel Costa Sequeira

2015 – Tiago Ildefonso Fernandes Leal

 

Partilhe nas redes socias:
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Veja Também

XVIII Maratona BTT GADAG, em Alcantarilha

No dia 15 de março, o Grupo Aventura e Desporto de Alcantarilha Gare organiza a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *