Home / Desporto / Silves Futebol Clube homenageado pela Câmara Municipal e pelo Governo

Silves Futebol Clube homenageado pela Câmara Municipal e pelo Governo

A inauguração da Sala de Troféus, no dia 4 de abril, foi o arranque das comemorações do Centenário do Silves Futebol Clube, que encerram no dia 20 de abril, com o Torneio Silves Jovem- Rui Bento.

As celebrações tiveram início no dia 4 de abril dia em que o Silves Futebol Clube comemorou um século de existência. Ao final da tarde foi inaugurada a Sala de Troféus, situada no Pavilhão Mário José Gonçalves, criada com o apoio da Junta de Freguesia de Silves. Seguiu-se uma uma arruada pela cidade, com os atletas do clube, que se deslocaram até aos Paços do Concelho, sendo recebidos pela presidente da Câmara Rosa Palma e os restantes vereadores da autarquia. Aí, no Salão Nobre, foram homenageados os presidentes do Silves Futebol Clube, ao longo das últimas décadas.

«A autarquia considera de grande importância o trabalho prestado por esta coletividade, que ao longo do seu tempo de vida formou inúmeras gerações de jovens e contribuiu decisivamente para que se dignificasse o concelho, se promovesse o espírito desportivo e se fomentasse a intervenção cívica e o associativismo», considerou Rosa Palma, presidente da CMS. «Não poderíamos deixar de nos associar às comemorações desta tão importante data, desejando que este trabalho prossiga e que todos quantos são sócios, dirigentes e atletas do SFC continuem a ser porta-vozes de um estilo de vida norteado pelo respeito, pela determinação e pela superação».

Os presidentes do SFC na homenagem do Município (Foto CMS)

Já no dia 5, o Teatro Mascarenhas Gregório foi o palco escolhido para a apresentação do livro “Por Silves, Pelo Silves – 100 Anos”, da autoria do jornalista desportivo Armando Alves, e que também contou com o apoio financeiro da Câmara de Silves. (A obra encontra-se à venda na loja do Clube, para quem desejar adquiri-la.)

A obra que conta a história dos 100 anos do clube

Outro dos momentos fortes destas comemorações decorreu no dia 6 de abril, com a realização da Gala Comemorativa do Centenário. Na Gala, que reuniu cerca de 700 pessoas, além do espetáculo multimédia, foram entregues diplomas aos sócios com 50 e 25 anos de filiação e várias distinções.

Destaca-se a presença do secretário de Estado de Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que atribuiu ao Silves Futebol Clube a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo. Este galardão distingue individualidades e coletividades nacionais, pelos serviços prestados em prol do desporto nacional e pela continuidade ou repetição de ações ou factos relevantes, prestigiando o desporto nacional e o nome do país.

O secretário de Estado entregou a Medalha de Mérito Desportivo (Foto SFC)

 

Ainda no âmbito do programa do aniversário, no dia 15 de abril, a partir das 18h00, será inaugurado o alojamento local Domus Xilb, na Rua Francisco Gomes Pablos (antiga sede do clube) e nos dias 19 e 20 de abril o Estádio Dr. Francisco Vieira acolherá a XVI edição do Torneio Silves Jovem – Rui Bento.

 

 

Presidentes do SFC homenageados

1970 – João Mascarenhas Figueira Santos

1973 – José da Cruz Santos

1974  – José Guerreiro dos Santos

1974 –  Luís Manuel Horta Correia

1975  – Manuel Figueiredo

1981 – José Ramos Trindade

1982  – Luís Cruz Correia Cercas

1986  – Manuel António Santos Domingos

1988 –  Fernando Alexandre Silva

1992  – José Veríssimo Gonçalves Patrício

1992 –  Dimas Manuel Gonçalves Monteiro

1998 –  João Manuel da Silva Jóia

1998  –  João Manuel da Silva Jóia

2000  – Horácio Vitorino Coelho Montes

2004 –  José Manuel da Palma Santos

2005 –  João Manuel Neves Encarnação

2007 –  Francisco Manuel dos Santos Matos

2010 –  José Manuel da Palma Santos

2011 –  Rui Luís de Freitas Amador Gomes

2013  – Tiago Ildefonso Fernandes Leal

2014  – Sérgio Miguel Costa Sequeira

2015 – Tiago Ildefonso Fernandes Leal

 

Veja Também

Atletas participantes na Algarviana Ultra Trail passam por Messines e Silves

A 3.ª edição do ALUT – Algarviana Ultra Trail irá passar pelo concelho de Silves …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *