Estão em curso, até ao final do mês de março, obras de tratamento e conservação do Pelourinho de Silves, realizadas pelo Serviço de Conservação e Restauro da Câmara Municipal de Silves.
Pretende-se, com estas obras, “minimizar o desgaste natural do monumento” e “contribuir para a perpetuação do mesmo para usufruto das gerações vindouras”, afirma a autarquia.
A intervenção neste Monumento de Interesse Público (desde 1933) “incidirá sobre a contaminação biológica, sujidades superficiais, manchas de diversas origens, descoloração e oxidação dos elementos metálicos, patologias decorrentes da exposição à ação ambiental e antrópica. Os procedimentos a desenvolver são desinfestação biológica, limpeza, remoção de juntas dissonantes, consolidação, aplicação de argamassas e camadas de sacrifício.
Por se tratar de um monumento classificado os procedimentos referidos foram previamente aprovados pela tutela – a Direção Geral do Património Cultural -, tendo previamente sido desenvolvida minuciosa avaliação do estado de conservação e dos danos/patologias existentes, bem como do estudo dos materiais de execução.”