Home / Economia & Emprego / Economia / Banco BIC quer penhorar antigos trabalhadores da ex- Alicoop

Banco BIC quer penhorar antigos trabalhadores da ex- Alicoop

Antigos funcionários da Alicoop reúnem hoje com o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal- CESP para analisar a intenção do banco BIC de penhorar casas, carros e ordenados dos mesmos.

Trabalhadores da Alicoop em protesto (Foto de arquivo)

Segundo o CESP, de momento existem 14 trabalhadores que se viram confrontados com esta situação, com o BIC a querer reclamar responsabilidades aos antigos funcionários da Alicoop que em 2008 contraíram um empréstimo em seu nome, para, alegadamente, ajudar a empresa que enfrentava graves dificuldades financeiras. Na altura, o banco BPN concedeu um empréstimo no valor de 1,7 milhões de euros em nome de 245 trabalhadores, com a garantia da administração, liderada pelo empresário José António Silva, de que a empresa assumiria a responsabilidade pelo pagamento das prestações ao banco.

Mas muito rapidamente surgiram problemas com os pagamentos e foram públicas várias situações de trabalhadores que se viram em dificuldades com o encargo adicional do empréstimo que tinham feito para “salvar” o seu posto de trabalho. Entretanto, a Alicoop-  Cooperativa de Produtos Alimentares do Algarve, que integrava as marcas Alisuper, Macral e Geneco, acabou por entrar em falência e foi adquirida pela empresa Nogueira & Filhos que assumiu, perante o BPN, os encargos com esta dívida.

No entanto, também a Nogueira & Filhos entraria em processo de falência, em 2016, e o banco BPI (que entretanto adquiriu o BPN), entendeu reclamar os seus créditos  “mas volta a pedir responsabilidades aos trabalhadores que contraíram os empréstimos, existindo cerca de 14 trabalhadores com processos de penhoras de casas, carros, ordenados e mobiliário”, segundo Maria José Nogueira, do CESP.

Para analisar esta situação e decidir as ações a tomar, representantes do CESP e trabalhadores vão reunir esta terça-feira, às 18h, na Biblioteca Municipal de Silves.

 

Partilhe nas redes socias:
Share on Facebook
Facebook
0Pin on Pinterest
Pinterest
0Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Veja Também

COVID 19 – Crédito Agrícola de Messines e S. Marcos da Serra divulga medidas de apoio a sócios e clientes

O Conselho de Administração do Crédito Agrícola de Messines e São Marcos da Serra divulgou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *