Manuel Neto dos Santos, poeta, natural de Alcantarilha, apresenta no dia 20 de janeiro, na sua terra natal, a sua obra mais recente “Canto Crescente”, com a chancela da Arandis Editora.
A apresentação será às 16h, na Sociedade Recreativa Alcantarilhense.
De sublinhar que, este ano de 2019, Manuel Neto dos Santos comemora 30 anos de publicações e 60 anos de vida, sendo este o evento de arranque dessas comemorações.
Manuel Neto dos Santos
Poeta, actor, declamador, tradutor. Nasceu em Alcantarilha- (Silves-Algarve) – a 21 de janeiro de 1959.
Autor de importante e multifacetada obra poética, grande parte dela ainda inédita. Nas 23 obras já editadas, espelha-se a sua essência lírica e telúrica, remetendo-nos para uma clara e marcante ascendência arábico-andalusa, nos claros sensualismo, ritmo e luminosidade narrativos. A riqueza de todo um léxico linguístico onírico aliada a uma frescura de “voz poética” tão livre, única, quanto universal.
“Um poeta inteiro numa poética maior, metafísico-existencial. O lirismo, todo ele difuso, espelhando emoção e sentimento, percebe-se na sua já vasta obra, onde a vertente intuitiva consegue apreender algo das efémeras e superficiais vivências de carácter comocional, de tonalidade afectiva intensa, onde a ruptura do impressionável se conjuga com a do intuitivo. Como poeta maior, Neto dos Santos revela-nos a sua tendência para situar-se fora de qualquer temporalidade em clara ligação com as profundezas viscerais da terra e dos seus entes, comos insondáveis mistérios da vida, novos, inquietos, subversivos“. Dr. José Varela Pires
Nos seus trabalhos de actor divulga, em prisões, escolas e bibliotecas, em monólogos, João de Deus, Bocage, al-Mutamid. Colaborador assíduo de inúmeras revistas de poesia, tanto em Portugal como em Espanha. Em reconhecimento pela sua vasta actividade literária quer no que diz respeito a obra própria como na divulgação de poetas portugueses e espanhóis, a Arandis Editora criou o Prémio Literário de Poesia Manuel Neto dos Santos , agora na sua quarta edição anual .


