Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: Antigo Celeiro no Algoz transformado no Centro Cultural d’Athaide Oliveira
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
CulturaSociedade

Antigo Celeiro no Algoz transformado no Centro Cultural d’Athaide Oliveira

Paula Bravo
Última Atualização: 2018/Out/Sex
Paula Bravo
8 anos atrás
PARTILHE

A Associação Patrimonial do Algoz – APA inaugurou, no dia 5 de outubro, o novo espaço cultural o “Centro Cultural d’ Athaide Oliveira”, no Monte da Piedade, conhecido como o “Celeiro”.
Este espaço, propriedade da Paróquia do Algoz, foi cedido à APA por um período de cinco anos, conforme o acordado em protocolo, firmado em janeiro de 2018, entre as duas entidades.

A inauguração do novo centro cultural

Posteriormente a Associação Patrimonial do Algoz procedeu a vários melhoramentos no edifício, que se encontrava em mau estado, nomeadamente no teto e nas paredes, com limpezas, pequenos trabalhos e pinturas. Foram instaladas também novas caixas de eletricidade, cedidas pela Câmara Municipal de Silves.
O presidente da APA, José Manuel Ramos, e o pároco do Algoz, José Águas, descerraram a placa com o nome do novo espaço cultural. O presidente da APA destacou a colaboração das várias entidades, particulares e patrocinadores que tornaram possível esta realização e revelou a vontade da associação em colocar este espaço ao serviço da comunidade, e na promoção de atividades culturais.

O presidente da APA, José Ramos, e o padre José Águas

Por sua vez, o padre José Águas sublinhou que “nesta terra como em todo o lado a união faz a força” e que é preciso “ir caminhando e fazendo algumas coisas”, com “a ajuda de quem quer ajudar”. Lembrou que a recuperação do edifício do antigo Celeiro ainda não está totalmente finalizada, “ainda falta o telhado”, e que a paróquia tem outros espaços que necessitam de intervenção, pelo que a ajuda de todos será bem vinda.

O interior do Celeiro

Para marcar a inauguração do Centro Cultural foi organizada uma exposição de pintura de João Filipe Cabrita, algozense que se dedicou a esta atividade depois de se ter reformado e que expôs vários quadros, de estilos diferentes, para dar a conhecer as várias fases que a sua pintura tem atravessado.
De referir que esta exposição pode ser visitada até ao dia 28 de outubro, das 16h às 21h, na Rua Tomé Rodrigues Pincho.

 

 

 

 

 

 

O Monte da Piedade – Celeiro
O Monte da Piedade foi criado em 1702, por Tomé Rodrigues Pincho, e destinava-se a socorrer os lavradores pobres em maus anos agrícolas. A instituição foi aprovada por D. Pedro II em 30 de Julho de 1704 e foi, possivelmente, a primeira do género a existir no Algarve.

O Monte da Piedade de Algoz foi fundado com um capital de trinta e três moios de trigo, para emprestar aos lavradores com um prémio de três alqueires por moio, devendo ser administrado por três irmãos da confraria do Santíssimo Sacramento, que eram eleitos anualmente, de modo secreto. Do Monte da Piedade faz parte o celeiro situado numa das principais vias do Algoz. Sobre a porta existe uma inscrição com o nome do fundador e a data da fundação, talhada em pedra.

Francisco Xavier d’Ataíde Oliveira, Doutor em Teologia e Direito, jornalista e escritor nasceu em 1842 e morreu em Loulé em 1915. Escreveu e publicou muitas obras, de que se destacam as numerosas monografias de terras algarvias, incluindo a Monografia de Algoz, sua terra natal.

Total Views: 3
Interrail Poético Tunes 2026 – Encontro de poesia dedicado à palavra e à memória da aldeia
Santos Populares em Alcantarilha
Ciclo de Teatro ao Ar Livre 2026 percorre as freguesias do concelho de Silves
Cento de Reprodução do Lince Ibérico, em Silves, procura voluntários
Santos Populares no Boião, na freguesia de São Marcos da Serra
TAGGED:AlgozAssociação Patrimonial do AlgozCeleiroCentro Cultural d'Athaide Oliveiraexposição de pinturainauguraçãoJoão Filipe CabritaJosé ÁguasJosé Manuel Ramos
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
PorPaula Bravo
Natural de S. Bartolomeu de Messines, nascida em 1963. Licenciada em Comunicação Social. Desde 1986, trabalhou em vários órgãos de comunicação nacionais e regionais. Dirigente associativa. Fundadora e diretora do Terra Ruiva desde abril de 2000.
Artigo Anterior Horóscopo Semanal, por Maria Helena Martins
Próximo Artigo Plano de Pormenor do Ribeiro Meirinho está a avançar
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

Torneios de Voleibol de Praia em Armação de Pêra
Desporto
14º Gym Fest em Messines
Desporto
Corte de energia elétrica em Alcantarilha
Concelho
Intermarché investe 4 milhões de euros em nova loja no Algoz
Economia Economia & Emprego Empresas
Anunciado o novo o Hospital Lusíadas Faro: “o maior e mais tecnológico do Algarve”
Saúde & Bem Estar Uncategorized Vida

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?