Home / Concelho / Mesa de Silves será apresentada na RTP 1

Mesa de Silves será apresentada na RTP 1

A “Mesa de Silves” com que o Município concorre ao concurso das 7 Maravilhas à Mesa, será apresentada pela presidente da Câmara, Rosa Palma, no programa da RTP, “Agora Nós”, no dia 21 de junho.

No programa da tarde da RTP 1, a presidente estará acompanhada da cozinheira Idalina Grave (Restaurante Recanto dos Mouros) e de Aníbal Neto, enólogo e representante da Rota dos Vinhos do Algarve.

Esta será a primeira apresentação pública da mesa com que autarquia se candidatou. Sob o título “Silves: Da Serra ao Mar”, a Mesa apresenta como pratos principais o ensopado de javali e a feijoada de buzinas.

Depois de ultrapassar a fase inicial do concurso, a Mesa de Silves ficou entre as selecionadas por um júri para serem apresentadas em galas que a RTP irá transmitir em direto, aos domingos à noite. Nesta segunda fase do concurso, a votação será feita pelo público.  De 22 de julho a 16 de setembro irão decorrer as galas que apresentarão as 49 mesas regionais que foram selecionadas.

A Mesa de Silves irá ser apresentada na gala a realizar-se no dia 26 de agosto. O programa será transmitido pela RTP em direto, a partir de Tomar. Estarão também a concurso as mesas de Sintra, Sever do Vouga, São Roque do Pico, Chaves e Arraiolos.

Este concurso das “7 Maravilhas à Mesa” é um projeto com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, desenvolvido em parceria com a AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, e a AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

Mais sobre a mesa “Silves: da serra ao mar”

A Mesa de Silves: ensopado de javali, feijoada de buzinas, laranja de Silves e vinhos de Silves

Ênfase especial será dado ao javali enquanto elemento gastronómico mais apreciado na zona serrana do território, que é normalmente acompanhado por vinhos tintos produzidos no concelho, caracterizados pelos aromas a frutos bem maduros e sabor aveludado e quente. O Ensopado de Javali, carne de sabor delicado e um pouco exótico, acompanhado por uma fresca e arrojada salada de rúcula, agrião, hortelã e laranja, será o rei desta mesa, onde também estará presente uma Feijoada de Buzinas, que junta o apreciado molusco gastrópode de delicado sabor marítimo ao feijão colhido e plantado no interior do concelho. Dá-se, desse modo, uma imagem do sector mais a sul do concelho, onde é possível degustar iguarias marítimas, mas que congregam igualmente elementos do interior
Na transição entre a serra e o litoral, sobressai o barrocal onde é possível sentir o aroma a citrinos ou não fosse Silves a “Capital da Laranja”, proporcionando uma transição suave juntamente com os “vinhos frescos” beneficiando dos solos argilo-calcários proporcionam um néctar com maior acidez e taninos mais equilibrados. Dai que, nesta mesa, também estará presente a Laranja de Silves, cultivada no barrocal e que beneficia de características edafo-climáticas únicas, que lhe conferem um paladar inigualável.
Para acompanhar estes pratos, foram selecionados três vinhos, que permitem apreciar todas as nuances das propostas apresentadas:
O Barranco Longo Rosé 2015 – Predomina o aroma a frutos vermelhos tendo uma entrada cremosa na boca e terminado com grande frescura;
O Paxá Sauvignon blanc 2014 – Apresenta uma cor citrina, sendo robusto e suave, com algum corpo e grande capacidade de evolução;
E o Quinta do francês 2015 – As vinhas crescem numa variedade de solos como argila, calcário, grés e mesmo umas zonas com xisto, produzindo uvas de alta qualidade.

Veja Também

Trânsito cortado na Rua da Sé e vários acessos condicionados, em Silves

A Câmara Municipal de Silves informa que o trânsito será cortado na Rua da Sé, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *