Home / Concelho / Município de Silves esteve presente nas comemorações do Dia de Portugal, nos EUA

Município de Silves esteve presente nas comemorações do Dia de Portugal, nos EUA

A presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, acompanhou o Rancho Folclórico de S. Bartolomeu de Messines na sua deslocação aos EUA, a fim de participar nas comemorações do Dia de Portugal.
Esta deslocação aos EUA inseriu-se nas comemorações oficiais do 10 de junho, que se iniciaram em Ponta Delgada (Açores) e que terminaram ontem, dia 11, com a deslocação do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao continente americano, onde encerrou o programa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Como o Terra Ruiva já noticiara, o Rancho Folclórico de Messines atuou, no dia 8, no átrio principal do edifício da Assembleia Geral das Nações Unidas e fez uma participação especial no concerto do Dia de Portugal no New Jersey Performing Arts Center, o principal centro cultural de Nova Jérsia. No dia 9 participou nas celebrações (cerimónia do içar da bandeira, desfile e arraial) do Dia de Portugal em Bethlehem, Pensilvânia e nas grandes comemorações populares do Dia de Portugal em Newark, Nova Jérsia, com atuações no Festival de Folclore e desfile na grande Parada do dia 10. Durante esse fim-de-semana, a delegação do nosso concelho encontou-se com a comunidade em clubes luso-americanos de Newark.

O Festival de Folclore fez parte do programa das festas do Dia de Portugal em Newark, no qual participaram nove ranchos luso-americanos, representando na sua maioria as tradições minhotas, mas também um pouco das danças e cantares da faixa litoral do norte e centro do país.
Com este programa, a organização pretendeu valorizar e divulgar as tradições nacionais, nomeadamente as danças populares portuguesas menos representadas no associativismo folclórico luso-americano e no caso particular a forma como os algarvios reinventaram as danças de salão novecentistas, sobretudo em S. Bartolomeu de Messines, com o conhecido e popular “Estravanca” a ser uma das mais importantes recolhas desta coletividade e do seu património identitário.
Este Rancho foi fundado em outubro de 1976 e é constituído por 60 elementos com as mais diversas profissões e faixas etárias, 32 dos quais participaram neste programa. Os seus trajes representam a época de finais do século XIX, princípios do século XX e esta coletividade tem um importante trabalho feito na recolha da etnografia do concelho.

Esta ida da delegação do concelho de Silves e da sua inclusão no programa das comemorações do Dia de Portugal foi uma iniciativa do Consulado Geral de Portugal em Newark e das Câmaras Municipais de Silves e Torres Novas, que coorganizaram o programa em parceria com as comissões locais do Dia de Portugal e o Sport Clube Português. O projeto recebeu o apoio da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e do Mês de Portugal nos EUA, bem como da TAP Air Portugal e de outras empresas portuguesas e luso-americanas.

Veja Também

Tunes vai voltar a ter multibanco

Tunes vai voltar a ter uma caixa multibanco, que ficará instalada no edifício da Junta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *