Home / Sociedade / Ambiente & Ciência / Bandeira Azul nas praias do concelho

Bandeira Azul nas praias do concelho

Em 2018, a Bandeira Azul vai estar de novo nas praias do concelho, nomeadamente em Armação de Pêra e na Praia Grande, como foi anunciado pela Associação Bandeira Azul da Europa.
Este ano são mais de três centenas de praias galardoadas, mais de 55% da totalidade das praias portuguesas, pelo que serão hasteadas 332 Bandeiras Azuis em praias, 18 em portos de recreio/marinas e 7 em embarcações ecoturísticas.
No Algarve, a Bandeira Azul irá ser colocada em 89 praias costeiras, mais numa do que no ano passado, já que a praia do Pintadinho (Lagoa) volta a recuperar o galardão, mas não tem nenhum em praias fluviais.

A Associação da Bandeira Azul anuncia ainda que, em 2018, o Programa Bandeira Azul vai trabalhar o tema “O Mar que Respiramos” ,” uma vez que, 50% do dióxido de carbono lançado na atmosfera é absorvido pelos oceanos e 70% do oxigénio da Terra é produzido pelo plâncton marinho. Assim, o papel das florestas marinhas é fundamental, sendo as algas mais pequenas que nos dão o ar que respiramos. O caminho para trabalhar este tema passa pela educação ambiental e pela adoção de comportamentos mais racionais e eficientes na utilização de recursos. Uma educação para a conservação, proteção e melhor gestão, que começa nas nossas florestas terrestres e termina no mar. Uma educação por uma sociedade de baixo carbono.”

A Associação divulgou ainda a realização de ações e concursos previstos no âmbito do tema, a continuação dos projetos Praia Saudável e Programa Nacional de Vigilância apoiados pela Fundação Vodafone Portugal e a parceria com o Oceanário de Lisboa com o desenvolvimento de conteúdos de educação ambiental no folheto de divulgação oficial.

A primeira cerimónia oficial de hastear da primeira Bandeira Azul 2018 está marcada para o dia 1 de junho, na praia da Torreira, concelho de Murtosa.

Veja Também

Casa Museu João de Deus promove sessão de poesia mediativa e hora do conto

No âmbito da sua programação regular, a Casa Museu João de Deus (CMJD) apresenta, durante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *