Home / Sociedade / Ambiente / DECO informa: Por que escolher o Rótulo Ecológico Europeu nos produtos de limpeza?

DECO informa: Por que escolher o Rótulo Ecológico Europeu nos produtos de limpeza?

CONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO

“Por que escolher o Rótulo Ecológico Europeu nos produtos de limpeza?”

A DECO INFORMA…

Os detergentes normais de limpeza que usamos não são tão inócuos como poderíamos pensar. A maioria contém ingredientes que podem prejudicar o ambiente e a saúde.
Assim as vantagens do Rótulo Ecológico Europeu situam-se a vários níveis, por isso aconselhamos a escolha de detergentes com este galardão para as limpezas.

Vejamos as quatro razões principais para escolher produtos com este rótulo:

Poupar energia (e dinheiro). Está provado que os detergentes com este rótulo são eficientes a baixas temperaturas, permitindo poupar energia e dinheiro.
Proteger a saúde. Estes detergentes contêm, em geral, químicos menos problemáticos quando comparados com produtos normais, o que minimiza a exposição global. Por exemplo, substâncias potencialmente cancerígenas, que alteram o ADN ou diminuem a fertilidade, são estritamente proibidas nos produtos com aquele rótulo, mas não nos outros detergentes. Substâncias alérgicas, fragrâncias e conservantes prejudiciais ao ambiente e à saúde estão amplamente limitadas. As mais problemáticas estão completamente banidas.
Poupar o ambiente. Para ostentarem o rótulo, os detergentes não podem ser tóxicos para os organismos aquáticos e têm de ser rapidamente biodegradáveis. É por essa razão que não podem conter fosfatos, que potenciam o crescimento de algas, ameaçam outro tipo de vida marinha e reduzem os níveis de oxigénio da água. Além disso, aquele rótulo exclui produtos desinfetantes que tornam as bactérias mais resistentes, ou seja, mais difíceis de eliminar a longo prazo.
Reduzir o uso de plástico. O processo de embalamento dos produtos com Rótulo Ecológico Europeu é circular: privilegia o material reciclável, é reciclável, depende menos do plástico do que as embalagens convencionais e promove recipientes recarregáveis. Este tipo de detergente também não pode conter microplásticos, pequenas partículas de plástico que acabam por ser ingeridos pelos peixes, pelos crustáceos e misturam-se com o plâncton.

Veja Também

Apoios para a reabilitação urbana em Messines e Alcantarilha

A Câmara Municipal de Silves divulgou, em sessões públicas realizadas em São Bartolomeu de Messines …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *