Home / Sociedade / Ambiente & Ciência / Messines recebeu árvores do “Portugal de Lés-a-Lés”

Messines recebeu árvores do “Portugal de Lés-a-Lés”

A freguesia de S. Bartolomeu de Messines recebeu uma oferta de 100 sobreiros, 100 azinheiras, 100 pinheiros mansos, 50 choupos-brancos e 56 medronheiros, para ajudar a reflorestar as zonas atingidas pelos incêndios.

Estas árvores foram oferecidas no dia 22 de fevereiro, pela Federação de Motociclismo de Portugal, no âmbito da Campanha “Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés”. O primeiro passo da campanha foi dado em Góis, que recebeu 400 castanheiros. A seguir, durante o mês de fevereiro, foram sendo distribuídas 2800 árvores, em áreas atingidas por incêndios florestais nos últimos anos, de Trás-os-Montes ao Algarve, de Boticas a Silves, sempre em concelhos que a última edição da prova de motociclismo Portugal de Lés-a-Lés Off Road atravessou, em setembro de 2017.
A entrega das árvores foi acompanhada por folhetos que explicam as vantagens de plantar uma árvore autóctone em detrimento de uma espécie não natural da região, como a maior resistência a incêndios, promoção de solos mais férteis, de nascentes com mais água e melhor qualidade de paisagens e de vida a quem a rodeia. As espécies para cada região foram escolhidas com o apoio do biólogo Nuno Gomes Oliveira, numa parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Em S. Bartolomeu de Messines, a entrega das árvores decorreu com a presença da presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, do presidente da Junta de Freguesia, João Carlos Correia e do comandante da Proteção Civil municipal, Nelson Correia. Esta última oferta teve também o apoio do Moto Clube de Faro.

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

Os atestados de bom comportamento moral e civil até ao 25 de Abril de 1974

Exposição “Os atestados de bom comportamento moral e civil até ao 25 de Abril de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *