Home / Sociedade / Ambiente & Ciência / Votar no Sobreiro Assobiador para a Árvore Europeia do Ano

Votar no Sobreiro Assobiador para a Árvore Europeia do Ano

Há uma árvore portuguesa entre os finalistas do concurso da Árvore Europeia do Ano: o sobreiro assobiador.
Esta é a primeira vez que este concurso conta com uma árvore portuguesa, o sobreiro, que é a Árvore Nacional de Portugal.

O referido “sobreiro assobiador” (Quecus Suber) tem 234 anos e encontra-se em Águas de Moura, no Alentejo.
Na ficha de descrição desta árvore impressionante lê-se:
«O Assobiador deve o nome ao som originado pelas inúmeras aves que pousam nos seus ramos. Plantado em 1783 em Águas de Moura, este sobreiro já foi descortiçado mais de vinte vezes. Além do contributo para a indústria, é impossível quantificar o seu impacto na manutenção do ecossistema e no combate ao aquecimento global. Com 234 anos, o Assobiador está classificado como “Árvore de Interesse Público” desde 1988 e e inscrito no Livro de Recordes do Guinness como “o maior sobreiro do mundo”!»

O concurso da Árvore Europeia do Ano- Tree of the Year vai na 8ª edição e conta com a participação de 13 países. “O Tree of the Year realça a ligação emocional que as pessoas e as próprias comunidades mantêm com as árvores, bem como a sua importância para o património natural e cultural da Europa”.
A votação para a árvore do ano decorre no mês de fevereiro, on-line, e quem desejar votar no sobreiro português pode fazê-lo em:

https://www.treeoftheyear.org/Portugal

Os vencedores serão homenageados na Cerimónia de Entrega de Prémios, a 21 de março, organizada pelo eurodeputado Pavel POC, no Parlamento Europeu em Bruxelas. A UNAC ( União da Floresta Mediterrânica) foi o parceiro escolhido para organizar o concurso a nível nacional.

Veja Também

EXPOAVE em Silves

Começa hoje e prolonga-se até dia 18 de novembro, mais uma edição da Exposição de …

2 Comentários

  1. Bom que o terra ruiva divulgue estes assuntos sobre temas da natureza, na freguesia de Messines, a norte e junto à ribeira, também tem uma bela azinheira que tem que ser muito antiga por ser enorme e muito bela também.

  2. É LINDO O NOSSO SOBREIRO E MERECE SER DIVULGADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *