Home / Sociedade / Ambiente & Ciência / Almargem lança publicações digitais sobre ambiente

Almargem lança publicações digitais sobre ambiente

A Associação Almargem acaba de lançar várias publicações digitais que se encontram desde já disponíveis no seu website.

No âmbito do projeto REASE, apoiado em 2017 pelo Fundo Ambiental, a Associação Almargem produziu duas publicações para disponibilização online, contando, para o efeito, com a colaboração de especialistas em diversas áreas.
A primeira, com 40 páginas e intitulada “Património Natural do Vale da Asseca”, pretende divulgar os valores da geodiversidade e da biodiversidade desta área do concelho de Tavira, de forma a sensibilizar as autoridades e as populações locais para a urgência em preservar este território de características únicas no Algarve.

A segunda publicação, com 48 páginas e denominada “Cadoiço e Foz do Almargem”, tem como objetivo fazer uma caracterização prévia das áreas abrangidas pelas bacias hidrográficas das ribeiras da Fonte Santa e Carcavai (Loulé), sustentando a necessidade de proteger formalmente as respetivas zonas litorais (Trafal e Foz do Almargem) e de criar bases mais sólidas para o atual projeto municipal, promissor mas ainda algo hesitante, de um parque agrícola e urbano nas encostas do Cadoiço.

Num contexto bem diferente, a Associação Almargem acaba também de iniciar o lançamento de um “Guia de Invertebrados das Águas Doces”, esperando que ele possa despertar o interesse de muitas pessoas, jovens ou menos jovens, acerca deste tema e contribuir para uma mais efetiva proteção e conservação dos habitats dulceaquícolas do nosso país e, muito em particular, do Algarve. Da autoria do biólogo e seu associado João António Santos, esta publicação, inicialmente concebida como um guia de bolso em edição de papel, o qual, perante a amplitude da temática abordada, nunca chegou a avançar, assume agora um formato digital. São nada mais nada menos do que 14 volumes que irão sendo disponibilizados ao longo do ano de 2018. Neles são descritas as espécies mais representativas da fauna de invertebrados que povoa os nossos rios, ribeiras, charcos e lagoas, juntamente com chaves de identificação dos principais grupos.

Todas estas publicações, em formato PDF, podem ser descarregadas diretamente e de forma gratuita no portal da associação (www.almargem.org > Publicações).

Veja Também

Almargem quer proteger Sapais de Pêra e Lagoa dos Salgados

A Associação Almargem apresentou uma candidatura ao Fundo Ambiental que “pretende aprofundar o conhecimento acerca …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *