Home / Vida / Saúde & Bem Estar / Como sobreviver às receitas natalícias: 5 dicas de ouro para este Natal

Como sobreviver às receitas natalícias: 5 dicas de ouro para este Natal

Sabia que os excessos natalícios podem resultar num aumento de peso de até 2 quilos por semana? Pois é, com os reencontros familiares, os grandes jantares e as iguarias típicas desta altura, o nosso organismo sofre uma alteração de hábitos caracterizada por um aumento na ingestão de açucares, gorduras e bebidas de altas calorias (sumos e bebidas alcoólicas). No entanto, existem pequenos comportamentos que pode adotar, que a ajudarão a evitar o aumento de peso natalício e manter um estilo de vida saudável, enquanto disfruta da época festiva junto de quem mais gosta.

Graciela Moreira, nutricionista e especialista em cozinha da PronoKal Group, dá algumas dicas para sobreviver às receitas natalícias com moderação e a consciência de que os pequenos pecados são merecidos.

 

 

 

 

5 dicas de ouro para este Natal

1- Não planeie dietas muito restritivas para compensar (seja antes ou depois). É falacioso fazer dietas muito restritivas, seja antes ou depois, para compensar os excessos que vai cometer nesta altura – o pouco peso que perder recuperará rapidamente, podendo até ganhar mais.
2- Faça todas as refeições. Não salte refeições, invista num pequeno-almoço completo que contenha proteínas (como ovos e fiambre sem gordura), fibra (como aveia, cereais ou pão integral) e fruta. Não se esqueça ainda das refeições a meio da manhã e da tarde – um iogurte desnatado com uma colher de aveia, uma banana, uma fatia de pão integral com fiambre de peru, gelatina com fruta, etc.
3-Faça mais exercício. Se vai comer mais nestes dias, também deve fazer mais exercício. As calorias que consumiu a mais devem ser gastas com exercício físico – invista em mais uma sessão semanal no ginásio ou aproveite para conhecer a piscina que tem perto de casa. E no fim das refeições, por que não ir passear um pouco com a sua família?
4-Sirva pouca quantidade e não repita. Escolha alimentos e confeções mais saudáveis, com pouca gordura e pouco açúcar. Siga esta regra simples: quando se servir divida o prato ao meio e numa das metades coloque salada e vegetais. Divida a outra metade em duas e numa ponha a carne, peixe, marisco, etc. e na outra a batata, arroz, massa ou legumes. Nesta última, tente optar sempre pelas versões integrais, já que contêm mais fibra e o farão sentir-se mais saciado.
5-Modere o consumo de álcool. O consumo de álcool pode aumentar muito a ingestão de calorias. Escolha bebidas sem açúcar e beba apenas um copo para brindar. Na refeição beba apenas cerveja ou um copo de vinho branco ou tinto, nada mais. Recomendamos que não passe os 2-3 copos por dia e que acrescente bastante gelo para diminuir o conteúdo.

Veja Também

GNR faz “Operação regresso às aulas 2018”

A Guarda Nacional Republicana (GNR), na sua área de responsabilidade, no período de 12 a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *