Home / Vida / Saúde & Bem Estar / Como sobreviver às receitas natalícias: 5 dicas de ouro para este Natal

Como sobreviver às receitas natalícias: 5 dicas de ouro para este Natal

Sabia que os excessos natalícios podem resultar num aumento de peso de até 2 quilos por semana? Pois é, com os reencontros familiares, os grandes jantares e as iguarias típicas desta altura, o nosso organismo sofre uma alteração de hábitos caracterizada por um aumento na ingestão de açucares, gorduras e bebidas de altas calorias (sumos e bebidas alcoólicas). No entanto, existem pequenos comportamentos que pode adotar, que a ajudarão a evitar o aumento de peso natalício e manter um estilo de vida saudável, enquanto disfruta da época festiva junto de quem mais gosta.

Graciela Moreira, nutricionista e especialista em cozinha da PronoKal Group, dá algumas dicas para sobreviver às receitas natalícias com moderação e a consciência de que os pequenos pecados são merecidos.

 

 

 

 

5 dicas de ouro para este Natal

1- Não planeie dietas muito restritivas para compensar (seja antes ou depois). É falacioso fazer dietas muito restritivas, seja antes ou depois, para compensar os excessos que vai cometer nesta altura – o pouco peso que perder recuperará rapidamente, podendo até ganhar mais.
2- Faça todas as refeições. Não salte refeições, invista num pequeno-almoço completo que contenha proteínas (como ovos e fiambre sem gordura), fibra (como aveia, cereais ou pão integral) e fruta. Não se esqueça ainda das refeições a meio da manhã e da tarde – um iogurte desnatado com uma colher de aveia, uma banana, uma fatia de pão integral com fiambre de peru, gelatina com fruta, etc.
3-Faça mais exercício. Se vai comer mais nestes dias, também deve fazer mais exercício. As calorias que consumiu a mais devem ser gastas com exercício físico – invista em mais uma sessão semanal no ginásio ou aproveite para conhecer a piscina que tem perto de casa. E no fim das refeições, por que não ir passear um pouco com a sua família?
4-Sirva pouca quantidade e não repita. Escolha alimentos e confeções mais saudáveis, com pouca gordura e pouco açúcar. Siga esta regra simples: quando se servir divida o prato ao meio e numa das metades coloque salada e vegetais. Divida a outra metade em duas e numa ponha a carne, peixe, marisco, etc. e na outra a batata, arroz, massa ou legumes. Nesta última, tente optar sempre pelas versões integrais, já que contêm mais fibra e o farão sentir-se mais saciado.
5-Modere o consumo de álcool. O consumo de álcool pode aumentar muito a ingestão de calorias. Escolha bebidas sem açúcar e beba apenas um copo para brindar. Na refeição beba apenas cerveja ou um copo de vinho branco ou tinto, nada mais. Recomendamos que não passe os 2-3 copos por dia e que acrescente bastante gelo para diminuir o conteúdo.

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

Plano de Saúde do Barlavento define metas para Silves

As principais linhas de orientação do Plano Local de Saúde do Barlavento Algarvio 2017-2020 foram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *