Home / Sociedade / Cultura / Tempero – novo projeto e primeiras atividades

Tempero – novo projeto e primeiras atividades

A Barroca, produtos culturais e turísticos, em parceria com a designer Alexandra dos Santos, encontra-se a desenvolver um novo programa de turismo criativo a implementar no concelho de Silves.
O Tempero é construído a partir das relações entre a identidade histórico-patrimonial do território e as suas tradições alimentares, exploradas no âmbito da cultura visual.
Nos próximos meses de setembro e outubro a Barroca promove o pré-lançamento de duas das propostas deste programa.
Uma delas terá lugar já no dia 28 de Setembro ( a data foi alterada depois da publicação da nossa edição em papel),  em São Bartolomeu de Messines, entre as 9h e as 12h, integrando-se também nas comemorações das Jornadas Europeias do Património.
“Aguçar a Perspectiva. Percurso Interpretativo e Experiência de Design” é uma experiência criativa idealizada pela Alexandra Santos, que a pretexto das tradições alimentares pretende partilhar com o público alguns dos aspectos (ferramentas e metodologias) do design que podem ser transversais a diversos âmbitos do quotidiano, ainda que nem sempre tenhamos essa consciência..
Inicia com um percurso, a partir do largo da igreja matriz, para recolha de referências e termina com uma oficina criativa inspirada em elementos do património natural e cultural, ligados à gastronomia local, que terá lugar na Sociedade de Instrução e Recreio Messinense, um dos parceiros locais deste projecto.

Esta actividade tem 6 inscrições abertas ao público. Para informações ou inscrições, os interessados deverão contactar: geral@barroca-culturaeturismo.pt ou (+351) 964 782 462.

no dia 27, no Dia Mundial do Turismo, haverá um teste com alguns convidados e parceiros locais à experiência, “Captar Lugares de Gastronomia”, que decorrerá em Silves, orientada pelo fotógrafo Vítor Pina, onde se visitarão alguns lugares ligados à gastronomia e tradições alimentares da cidade e território de Silves.

Em outubro, ambas as experiências serão repetidas com inscrições abertas a todos os interessados, nos dias 7 e 28, respectivamente.

Este projecto beneficia do apoio do Município de Silves no que concerne à sua divulgação e comunicação e também a colaboração do jornal Terra Ruiva.

O Tempero integra igualmente o primeiro grupo de projectos piloto da rede Creatour que tem o objectivo de promover o desenvolvimento e monitorização de destinos de turismo criativo em cidades de pequena dimensão e áreas rurais em Portugal.

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

Comemorações do dia 25 de abril no concelho de Silves

Um pouco por todo o concelho decorrem as Comemorações do 25 de abril de 1974, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *