Quinze jovens oriundos de vários países estiveram em S. Bartolomeu de Messines para participação num Campo de Trabalho Internacional, de 3 a 14 de julho.
Os jovens vindos da Itália, Rússia, Coreia do Sul, França, Holanda, Bielorrússia, República Checa, Turquia e Polónia desenvolveram os projetos de construção de dois parques de merendas, um deles na Vila de S.B. Messines (junto ao túnel de acesso à Estação da CP), e um outro nas Cortes (junto a uma nora).
Nos parques, os jovens fizeram os trabalhos necessários à instalação das mesas e cadeiras e de uma churrasqueira, numa atividade de cerca de cinco horas diárias, num trabalho que contou com a ajuda de funcionários da Junta de Freguesia de Messines.
Este projeto surgiu de uma candidatura ao Instituto Português da Juventude e do Desporto, apresentada pela Casa do Povo de Messines, entidade que acolheu os jovens e que contou com o apoio logístico, humano e financeiro da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines e Câmara Municipal de Silves. Além dos parceiros oficiais ainda existiram apoios pontuais de empresas.
Aos jovens participantes no projeto foi dada também a oportunidade de visitar alguns locais no concelho e na região.


