Abertas as candidaturas para o Prémio Maria Veleda

Estão abertas as candidaturas à 4ª edição do Prémio Regional «Maria Veleda»|2017, uma iniciativa da Direção Regional de Cultura do Algarve, integradas V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e não Discriminação – 2014-2017.

“Esta distinção propõe-se destacar e reconhecer o mérito de personalidades algarvias cujo longo percurso cultural e cívico as tenha revelado como protagonistas de intervenções particularmente relevantes e inovadoras na Região. As candidaturas estão abertas até 15 de setembro”.

Desde a criação do Prémio foram distinguidos Maria Margarida Carmo Tengarrinha Campos Costa (1ª edição) e José Luís Leite da Silva Louro (3.ª edição).

Qualquer cidadão ou instituição regional, pública ou privada, poderá apresentar as propostas a serem enviadas via postal para a sede da Direção Regional de Cultura, na Rua Dr. Pinheiro e Rosa, nº 1, 8005-546 Faro, ou entregues presencialmente.

O Regulamento e o respetivo Formulário para a inscrição da candidatura poderão ser acedidos emhttp://www.cultalg.pt/pt/MariaVeleda/ ou solicitados na Direção Regional de Cultura do Algarve.

O Prémio tem associado um valor de 5.000€ e uma medalha comemorativa, produzida pela Nova Cortiça, que considerou, mais uma vez, apoiar esta distinção.

A designação do prémio pretende recordar e homenagear Maria Veleda, nascida em Faro (1871-1955), uma professora primária pioneira na luta pela educação das crianças e pelos direitos das mulheres, pelos ideais de justiça, pela liberdade, pela igualdade e pela democracia.

Veja Também

DECIR do Algarve está já em treinos que inclui a simulação de um grande incêndio entre Silves e Loulé

Na passada terça-feira, 12 de março, arrancou o programa de treino operacional para as forças …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *