Home / Vida / Saúde & Bem Estar / “Mass Training” em SBV em Armação de Pêra

“Mass Training” em SBV em Armação de Pêra

O pavilhão da Escola EB 2, 3 Dr. António Contreiras, em Armação de Pêra, irá receber mais de uma centena de pessoas que irão participar numa ação de “Mass Training” em SBV ( Suporte Básico de Vida), no dia 22 de abril, das 9h às 13h.
Esta é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) de modo a promover a importância da formação de crianças em idade escolar em SBV, com vista à redução de episódios fatais de morte súbita. A ação destina-se à comunidade local, reunindo alunos, professores e funcionários do Agrupamento Escolas Silves Sul.

Esta ação integra-se nos trabalhos do Congresso Português de Cardiologia, que decorre em Albufeira, de 22 a 25 de abril.

Saliente-se que em Portugal, em média, cerca de 10 mil pessoas vão sofrer morte súbita cardíaca a cada ano que passa, tendo em conta os números da mortalidade cardiovascular.
Cerca de 20% da mortalidade global da população ocorre como Morte Súbita e aproximadamente metade das mortes cardiovasculares devem-se a episódios de Morte Súbita.
Em setembro do ano passado foi celebrado um protocolo entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, com vista à formação de professores que posteriormente irão disseminar o ensino do suporte básico de vida aos alunos do ensino secundário.

Em Portugal, a legislação prevê a existência de desfibrilhadores automáticos externos (DAE) em locais públicos com maior concentração de pessoas, designadamente aeroportos e portos comerciais, estações ferroviárias, de metro e de camionagem com fluxo médio diário superior a 10.000 passageiros e recintos desportivos, de lazer e de recreio com lotação superior a 5.000 pessoas.

Veja Também

Diagnóstico atempado podia evitar 60 por cento dos casos de perda de visão

Um estudo realizado pela Universidade Nova de Lisboa revela que dos mais de dois milhões de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *