Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: Formação em Silves pretende recuperar “A arte do latoeiro”
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
EducaçãoSociedade

Formação em Silves pretende recuperar “A arte do latoeiro”

Terra Ruiva
Última Atualização: 2017/Fev/Seg
Terra Ruiva
9 anos atrás
PARTILHE

A formação de novos latoeiros e a recuperação desse ofício, praticamente extinto no Algarve, é o objetivo de uma formação que irá decorrer de março a abril, em Silves.
“A arte do latoeiro” é o nome do projeto que irá ser desenvolvido no âmbito do Projeto TASA – Técnicas Ancestrais Soluções Atuais, gerido pela Proactivetur, e que conta com a parceria da Câmara Municipal de Silves e a Junta de Freguesia de S. Bartolomeu de Messines.

Este foi um dos nove projetos de cultura popular portuguesa vencedores da 2ª edição do Programa Tradições, pelo que conta também com o apoio da EDP.

“A missão deste projeto, a realizar durante um ano, é reativar o ofício através da formação de futuros latoeiros, de ações de envolvimento da comunidade, do registo documental e desenvolvimento de produtos que incorporem soluções de design e inovação”.
A formação será realizada no modelo de transmissão de saberes mestre-aprendiz centrada no domínio da técnica tradicional e na integração de novas abordagens com recurso à inovação. Decorre de março a maio, com uma duração total de 125h. Procura integrar candidatos dispostos a realizar atividade profissional na área da latoaria. As inscrições estão abertas até ao dia 6 de março.
A aposta da educação far-se-á através do envolvimento das escolas do concelho de Silves, dando a conhecer a tradição da latoaria, sensibilizando para a importância de preservar o património imaterial do território e demonstrando as potencialidades criativas inerentes aos ofícios tradicionais.
O projeto quer ainda chegar à comunidade, proporcionando experiências criativas para que residentes e visitantes contactem com as técnicas básicas do processo. Irá promover uma exposição para apresentação do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto e uma conversa com instituições, técnicos e participantes sobre o futuro da atividade.
A promoção desta arte expressiva do património algarvio passará pela realização de um filme de curta duração mostrando o seu potencial para a criatividade e desenvolvimento de novas iniciativas culturais e económicas.
Deste projeto nascerão novos produtos de latoaria criados na cultura do design, de maneira a garantir a permanência da tradição adaptada aos gostos e necessidades do mercado atual.

As candidaturas estão disponíveis neste link: https://docs.google.com/forms/d/1OdeIyWqOd3-VcOou4ZtgRAC-wqAf_XCa-lTcR0KTRy8/prefill

Mais informações através dos seguintes contactos: Proactivetur mail@proactivetur.pt – 289 416 198 | Divisão de Cultura, Turismo e Património da CMS: turismo@cm-silves.pt/ 282 440 800

Total Views: 0
Espetáculo de teatro infantil “Pinóquio, o Musical”, em Silves
João Só é o próximo convidado do Lado B, em Silves
Mialves apresenta espetáculo de magia em Messines
Conferência do Mar em Armação de Pêra destaca Parque Natural Marinho Pedra do Valado
Investigadores da Universidade de Coimbra desenvolvem tecnologia para criar ecrãs flexíveis que dobram e esticam
TAGGED:Arte do latoeiroformação
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
Artigo Anterior II Semana da Proteção Civil com atividades em diversas freguesias para centenas de crianças
Próximo Artigo Recordar o Ultimato Inglês – reações em Silves e S.B. de Messines!
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

Concelho de Silves em alerta máximo para perigo de incêndio rural
Concelho
Dois sismos registados ontem no Algarve
Algarve
Horóscopo semanal, por Maria Helena Martins
Astrologia Vida
Banco Alimentar do Algarve realiza campanha solidária e explica como ajudar
Pessoas Vida
Ovelha Churra Algarvia – que ovelha é esta? – A luta pela sobrevivência e promoção
Concelho Economia Economia & Emprego

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?