Home / Sociedade / Educação / Formação em Silves pretende recuperar “A arte do latoeiro”

Formação em Silves pretende recuperar “A arte do latoeiro”

A formação de novos latoeiros e a recuperação desse ofício, praticamente extinto no Algarve, é o objetivo de uma formação que irá decorrer de março a abril, em Silves.
“A arte do latoeiro” é o nome do projeto que irá ser desenvolvido no âmbito do Projeto TASA – Técnicas Ancestrais Soluções Atuais, gerido pela Proactivetur, e que conta com a parceria da Câmara Municipal de Silves e a Junta de Freguesia de S. Bartolomeu de Messines.

Este foi um dos nove projetos de cultura popular portuguesa vencedores da 2ª edição do Programa Tradições, pelo que conta também com o apoio da EDP.

“A missão deste projeto, a realizar durante um ano, é reativar o ofício através da formação de futuros latoeiros, de ações de envolvimento da comunidade, do registo documental e desenvolvimento de produtos que incorporem soluções de design e inovação”.
A formação será realizada no modelo de transmissão de saberes mestre-aprendiz centrada no domínio da técnica tradicional e na integração de novas abordagens com recurso à inovação. Decorre de março a maio, com uma duração total de 125h. Procura integrar candidatos dispostos a realizar atividade profissional na área da latoaria. As inscrições estão abertas até ao dia 6 de março.
A aposta da educação far-se-á através do envolvimento das escolas do concelho de Silves, dando a conhecer a tradição da latoaria, sensibilizando para a importância de preservar o património imaterial do território e demonstrando as potencialidades criativas inerentes aos ofícios tradicionais.
O projeto quer ainda chegar à comunidade, proporcionando experiências criativas para que residentes e visitantes contactem com as técnicas básicas do processo. Irá promover uma exposição para apresentação do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto e uma conversa com instituições, técnicos e participantes sobre o futuro da atividade.
A promoção desta arte expressiva do património algarvio passará pela realização de um filme de curta duração mostrando o seu potencial para a criatividade e desenvolvimento de novas iniciativas culturais e económicas.
Deste projeto nascerão novos produtos de latoaria criados na cultura do design, de maneira a garantir a permanência da tradição adaptada aos gostos e necessidades do mercado atual.

As candidaturas estão disponíveis neste link: https://docs.google.com/forms/d/1OdeIyWqOd3-VcOou4ZtgRAC-wqAf_XCa-lTcR0KTRy8/prefill

Mais informações através dos seguintes contactos: Proactivetur mail@proactivetur.pt – 289 416 198 | Divisão de Cultura, Turismo e Património da CMS: turismo@cm-silves.pt/ 282 440 800

Veja Também

1ª Feira de Artesanato do Sport Algoz e Benfica

A 1ª Feira de Artesanato do Sport Algoz e Benfica irá decorrer nos dias 22 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *