Intercâmbios Escolares na Escola Secundária de Silves

De 5 a 12 de fevereiro, cerca de 30 alunos da Escola Secundária de Silves, acompanhados por professores, tiveram a oportunidade de se deslocar a França, Holanda e Alemanha.
Já no próximo mês, entre 26 de março e 2 de abril, será a vez da Escola Secundária receber alunos desses três países, no âmbito de mais uma Semana de Intercâmbios Escolares. Um grupo de 60 alunos e 6 professores desenvolverão diferentes atividades que incluem trabalho de campo e pesquisa documental, o planeamento e a criação de produtos ou serviços, a participação dos alunos na competição internacional e a divulgação dos seus trabalhos junto dos seus colegas e da comunidade em geral.

Os Intercâmbios Escolares realizam-se na Escola Secundária de Silves (ESS) há mais de 20 anos. Ao longo destes anos a escola já possibilitou este tipo de experiência a mais de 500 alunos do nosso concelho.
A ESS integra a ESA- European Schools Association desde 2005, e atualmente tem parcerias com 10 escolas em 9 países europeus. Nos últimos 10 anos, no âmbito do Programa COMENIUS, a Escola de Silves desenvolveu intercâmbios com diferentes países nomeadamente com a França, Itália, Noruega, Alemanha, Holanda e Bélgica.

O projeto atual e seus objetivos

Este ano letivo termina o projecto de Intercâmbio Escolar subsidiado pelo sector Educação Escolar para a Ação II do Programa ERASMUS+. Este projeto é o mais recente de uma série de projetos promovidos pela ESA e desenvolve-se para o mundo do trabalho e empreendedorismo enfatizando as oportunidades que estão disponíveis para os nossos alunos num contexto pan-europeu.
O projeto iniciou-se em 2014, com o tema ”Building Europe through Entrepreneurship and Employment” – “Construir a Europa através de Empreendedorismo e Emprego”, e tendo como principais objetivos o patrocínio de atividades culturais e sociais diversificadas para os alunos e professores das escolas envolvidas.
O Intercâmbio Europeu é um projeto que junta grupos de jovens de dois ou mais países, proporcionando-lhes a oportunidade de discutirem e confrontarem vários temas, ao mesmo tempo que aprendem sobre o país e a cultura de cada um. Permite que um ou mais grupos de jovens sejam acolhidos por um grupo de outro país, com o intuito de participarem num programa de atividades comum. Também leva os jovens a adquirir uma experiência fora do seu contexto nacional, permitindo-lhes confrontar e partilhar diferentes contextos sociais e culturais, promovendo, deste modo, a aprendizagem mútua, mediante a participação ativa num conjunto de iniciativas de interesse comum. Os intercâmbios europeus permitem aos jovens “viver” a Europa, reforçando, deste modo, a cidadania europeia.

Quem pode participar?

Neste programa podem participar todos os alunos da Escola Secundária de Silves entre os 14 e 18 anos, e preferencialmente, os mais novos, que frequentam o 10º ano.
Muitos também têm sido os professores que têm participado, de diferentes áreas disciplinares. Os professores têm acompanhado os alunos e desenvolvido trabalho e competências que os têm ajudado a melhorar práticas e implementar uma cultura europeísta na ESS. Estes projetos irão continuar pois a Escola acredita que a formação dos nossos jovens sai enriquecida com este tipo de experiências extracurriculares, contribuindo assim para os resultados dos alunos e professores que colocaram, pelo segundo ano consecutivo, a Escola Secundária de Silves como a melhor da nossa região. Nesse sentido entre os dias 16 e 20 de novembro de 2016, a escola participou em mais uma reunião internacional, em Peterhead na Escócia, onde foi delineado o tema e as respetivas estratégias para a candidatura do próximo projeto.
De destacar ainda que todos os trabalhos desenvolvidos pelos 105 alunos que participaram neste projeto durante os últimos anos podem ser consultados no website do projeto WWW.beee.eu.

Coordenadora do projeto
Margarida Boto

Veja Também

Concerto comemora o 23º aniversário da elevação a Vila de Pêra

Para comemorar o 23º Aniversário da Elevação a Vila de Pêra, irá ter lugar o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *