Home / Sociedade / Ambiente & Ciência / IPMA vai libertar meros em Armação de Pêra

IPMA vai libertar meros em Armação de Pêra

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) vai proceder à libertação de 150 meros, na costa algarvia. Uma das ações de libertação está marcada para o dia 29 de novembro ( se as condições do mar permitirem), em Armação de Pêra.mero6

Segundo o IPMA, os meros (nome científico Epinephelus marginatus) serão libertados na costa Sul do Algarve, entre Quarteira e Armação de Pêra, na sequência das experiências de repovoamento que vem desenvolvendo desde 2001.

Os meros são “produzidos e criados na Estação Piloto de Piscicultura de Olhão (EPPO) do IPMA estão identificados com uma marca amarela numerada, tem entre 3 e 4 anos de idade, pesam entre 700g e 2Kg (média 1,3kg) e medem entre 35 e 48cm (média 41cm)”.

 

 

O objetivo desta ação “é estudar a viabilidade do repovoamento com esta espécie emblemática para o mergulho e que está praticamente extinta na costa Sul do Algarve, onde já foi comum. A zona escolhida para libertação é caracterizada por ter uma grande extensão de fundo rochoso a baixa profundidade, que é o habitat preferencial desta espécie”.
A ação do IPMA conta com a colaboração da Armalgarve (Associação de Armadores do Algarve), a Associação de Pescadores de Armação de Pêra e com clubes de mergulho de Quarteira e Armação de Pêra.

Programa do evento (poderá ser alterado em função das condições do mar)

Dia 29 de novembro

7h45 – Captura dos meros na EPPO para transporte para a praia dos pescadores de Armação de Pêra
8h30 – Partida da EPPO do veículo que transporta os meros
9h30 – Chegada à praia dos pescadores de Armação de Pêra e transferência dos peixes para as embarcações que vão proceder à sua libertação. Explicação no local dos detalhes da missão. Apresentação à imprensa.
10h15 – Partida das embarcações
12h – Fim da missão e regresso à praia dos pescadores de Armação de Pêra

Veja Também

Central de Lamas em Messines, projeto esteve parado durante anos mas vai avançar agora

O projeto de construção de uma central de tratamento das lamas produzidas pelas ETAR do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *