Home / Sociedade / Cultura / Rancho Folclórico de Messines comemorou o seu 40º aniversário

Rancho Folclórico de Messines comemorou o seu 40º aniversário

O Rancho Folclórico de Messines comemorou o seu 40º aniversário, com um jantar e festa, no dia 28 de outubro.
A festa juntou dezenas de elementos do grupo, que por lá passaram em diferentes alturas, familiares e amigos.rancho-aniversario
O Rancho Folclórico de Messines foi fundado em 5 de outubro de 1976.
As suas danças e os trajes que os seus elementos ostentam, representam a época de finais do século XIX, princípios do século XX. Este é um dos grupos mais representativos do Algarve e de Portugal, tendo no seu currículo imensas atuações, de Norte a Sul do País e no estrangeiro em países como Espanha, França, Itália, Estados Unidos da América, Alemanha, Holanda, Marrocos…
Em 1981, o Rancho, na altura orientado por Orlando Frade, o emblemático dirigente deste grupo, iniciou uma recolha exaustiva, de “porta em porta” junto da população para uma representação o mais fiel possível das músicas e trajes usados. Uma grande parte dessa recolha pode ser vista em S. Bartolomeu de Messines, no Museu do Traje e das Tradições.
Os festivais de folclore ( nacional e internacional) organizados em agosto, em S. Bartolomeu de Messines, são as iniciativas anuais mais relevantes deste grupo que continua a resistir a todas as dificuldades.

Veja Também

Herman José em Pêra

Numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Silves, Herman José será o próximo convidado da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *