Home / Sociedade / Educação / Antropologia e Tradições são mote de atividades educativas em novembro

Antropologia e Tradições são mote de atividades educativas em novembro

“Antropólogo por um dia”, “A lenda de Martinho, o soldado Romano” e “Cheiros e Sabores de Natal”, são as três ações que a Câmara Municipal de Silves, através do seu sector de Museus, irá desenvolver no mês de novembro, dirigidas à comunidade estudantil.

Na primeira destas atividades, os participantes irão tomar contacto com a atividade do antropólogo físico, aquele que, num contexto de escavação arqueológica, é responsável pela escavação dos ossos humanos e que, em contexto laboratorial, faz o seu estudo, determinado o sexo do individuo, a idade que tinha quando morreu, a causa da morte e as doenças de que sofreu durante a vida e, por vezes, o tipo de atividades profissionais a que se dedicou. A ação realiza-se no Museu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS) e é dirigida a alunos a partir dos 12 anos.

Relacionar a tradição popular presente no nosso Património Imaterial sobre a Lenda de São Martinho com a implementação do Cristianismo como religião oficial do Império Romano é o principal objetivo da atividade “A lenda de Martinho, o soldado Romano”. A mesma terá lugar entre 7 e 11 de novembro no MMAS ou no Castelo de Silves e destina-se a alunos a partir do 2.º ano de escolaridade.

Por fim, e nos dias 25 e 30 de novembro e 6 de dezembro, as turmas o 4.º ano do 1.º ciclo e as do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico poderão participar na atividade “Cheiros e Sabores de Natal”. Aqui os alunos serão desafiados a potenciar os sentidos (cheiro e paladar) na descoberta de aromas e sabores presentes na gastronomia local durante a quadra natalícia através de visitas aos mercados municipais de Armação de Pêra (dia 25), Algoz (dia 30) e Silves (6 de dezembro).natal

As atividades são gratuitas, mas sujeitas a marcação prévia através do preenchimento de formulário próprio, disponibilizado online no site do Município de Silves, que poderá ser preenchido e submetido diretamente através do referido portal ou, em alternativa, ser descarregado em formato pdf (editável) e enviado através de email (para museu.municipal@cm-silves.pt) ou por ofício. As inscrições nas atividades “Antropólogo por um dia” e “Cheiros e Sabores de Natal” deverão ser efetuadas com um mínimo de 15 dias de antecedência. As inscrições para a ação “A lenda de Martinho, o soldado Romano” deverão ser efetuadas com 8 dias de antecedência.

O telefone 282 440 838 e o email museu.municipal@cm-silves.pt são os contactos do Museu Municipal de Arqueologia de Silves para fornecimento de informações adicionais.

Veja Também

21 anos da Casa Museu João de Deus apresenta “ART 21”

Até ao final do mês de novembro pode ser vista na Casa-Museu João de Deus, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *