Home / Concelho / Ponte Velha de Silves está interditada… mas há quem não respeite

Ponte Velha de Silves está interditada… mas há quem não respeite

A Ponte Velha de Silves foi encerrada provisoriamente pela Câmara Municipal de Silves por estar em “risco iminente de colapso”.
Esta medida da autarquia não agradou a todos e as barreiras de proteção e avisos colocados têm sido removidos.

A situação de grande risco foi detetada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil- LNEC ainda em 2008. Este organismo entregou um relatório à Câmara, mas os anos passaram, sem que fosse tomada nenhuma medida.
Já no mandato da presidente Rosa Palma, a autarquia, em consonância com a Direção Regional da Cultura, apresentou uma candidatura para a obra de “Conservação e Restauro da Ponte Velha de Silves”. No decorrer dos trabalhos técnicos, foi realizado um Estudo de Diagnóstico que apontava para o avançado estado de degradação da ponte. Um Auto de Vistoria, feito em abril de 2016, confirmou esse diagnóstico e evidenciou a ameaça de “risco iminente de colapso”.
Com a Feira Medieval de Silves a começar, sabendo que a ponte é nesses dias atravessada diariamente por centenas de pessoas, a autarquia não quis correr o risco de ver acontecer um desastre. Além disso, passam por esta ponte as condutas de água que abastecem a cidade, pelo que uma derrocada iria provocar certamente uma rotura no abastecimento.
Assim, a proposta de encerrar provisoriamente a ponte foi apresentada em reunião de Câmara, e foi aprovada por unanimidade.
A proibição de circulação diz respeito à “circulação de pessoas e veículos, marítimos e terrestres, tanto no tabuleiro, como na parte inferior da ponte”.
Esta interdição irá manter-se até que a Câmara de Silves consiga executar a obra de “Conservação e Restauro da Ponte Velha de Silves”, cujo projeto já está adjudicado. As obras estão orçadas em mais de 400 mil euros e a autarquia espera conseguir reunir essa verba com recurso a uma candidatura a fundos comunitários e com o apoio do Ministério da Cultura. Até porque a ponte se encontra classificada como Imóvel de Interesse Nacional.
Simultaneamente, o Município prepara o lançamento de concurso público para a execução da empreitada de “Remodelação das redes de água e saneamento”, com passagem pela Ponte Nova de Silves, que libertará a Ponte Velha das respetivas condutas.ponte

 

Contra a interdição

Esta medida da autarquia não foi, no entanto, bem aceite por todos. As barreiras e os sinais de aviso colocados pela Câmara de Silves têm sido removidos e ignorados por muitas pessoas que continuam a circular na ponte.
A Ponte Velha de Silves, mais conhecida por Ponte Romana, há muito que se encontrava encerrada a veículos mas é muito utilizada para a circulação pedestre e os habituais utilizadores não se conformam em ter de percorrer algumas centenas de metros para atravessarem pela Ponte Nova de Silves.

Veja Também

Trânsito cortado na Rua da Sé e vários acessos condicionados, em Silves

A Câmara Municipal de Silves informa que o trânsito será cortado na Rua da Sé, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *