Home / Algarve / II Concurso do Cão do Barrocal Algarvio

II Concurso do Cão do Barrocal Algarvio

O II Concurso do Cão do Barrocal Algarvio realiza-se no dia 27 de agosto, a partir das 9h, no Parque das Figuras, em Faro (junto ao restaurante A Gruta).cartaz cão barrocal

Este é o primeiro concurso desta raça após o reconhecimento do Cão do Barrocal Algarvio como raça oficial, um estatuto que foi alcançado após um trabalho orientado pela Associação de Criadores do Cão do Barrocal Algarvio, com o apoio do Clube Português de Canicultura.

As velhas designações de “lanudo”, “felpudo”, “fraldado”, “desfraldado” ou “abandeirado/ embandeirado” deram lugar, em definitivo, à denominação de Cão do Barrocal Algarvio.

O processo de reconhecimento do Cão do Barrocal Algarvio, enquanto raça portuguesa, foi um processo que durou cerca de 15 anos. Nos últimos 5 anos foi acompanhado pelo Clube Português de Canicultura (C.P.C) e supervisionado pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (D.G.V.A).

O Cão do Barrocal Algarvio

Era chamado de “lanudo”, “felpudo”, este cão que tem origens diversas. Tem algumas semelhanças com os galgos egípcios, dos quais se acredita ter origens, mas também semelhanças com o podengo português e os border collies, raça inglesa de cães pastores.

Tem como características um  focinho alongado, orelhas pontiagudas, cauda em formato de caracol, o pelo comprido, em particular nas patas, cauda e base das orelhas e figura esguia e ágil, podendo chegar aos 58 centímetros e pesar até 25 quilos.

O seu nome está relacionado diretamente com a zona geográfica onde a raça se concentrou e desenvolveu: a zona do Barrocal Algarvio.

Veja Também

Região do Algarve já tem Plano de Ação e Salvaguarda da Dieta Mediterrânica

Após um período de consulta pública, já foi aprovada a versão definitiva do Plano de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *