Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: Arte de rua em Messines – No final do mês começam as intervenções
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Terra Ruiva > Sociedade > Cultura > Arte de rua em Messines – No final do mês começam as intervenções
CulturaSociedade

Arte de rua em Messines – No final do mês começam as intervenções

Paula Bravo
Última Atualização: 2016/Jun/Ter
Paula Bravo
10 anos atrás
Partilhe
A proposta de Xana para o edifício da EDP
PARTILHE

São já conhecidas as propostas de intervenção em espçaos públicos da Vila de Messines, a desenvolver no âmbito do projeto de arte em comunidades rurais – WATT? .
As propostas dos três artistas convidados, Xana, Menau e Tiago Batista, foram apresentadas e discutidas com o público no dia 14 de maio, na Sociedade de Instrução e Recreio Messinense, que colabora neste projeto promovido pelo LAC- Laboratório de Artes Criativas de Lagos em parceria com a Fundação EDP.
Antes de serem reveladas as propostas dos artistas, o presidente do LAC, Nuno Pereira, lembrou aos presentes que as mesmas foram inspiradas na troca de impressões que houve entre os autores e a população, num encontro realizado em Messines, no dia 22 de abril.
Seguidamente, procedeu-se à referida apresentação. A primeira coube a Menau, jovem artista de Quarteira, cuja linha de trabalho é atualmente delineada através da StreetArt, desenho e instalação. A este artista coube a parede lateral do edifício da Sociedade Columbófila de Messines. Para este espaço Menau escolheu representar a figura do célebre guerrilheiro Remexido.

parede menau 1

Edifício da Sociedade Coiumbófila com a proposta de Menau
Edifício da Sociedade Columbófila com a proposta de Menau

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já Tiago Batista, que irá intervir na extensa parede do armazém frente ao largo da feira e de mercados, na Rua António Aleixo, inspirou-se na figura do santo Bartolomeu, apóstolo que foi esfolado vivo pela sua fé. Respondendo a perguntas do público, que se dividiu na apreciação desta proposta, Tiago Batista esclareceu que quis “juntar a questão do esfolado ao que se passa hoje” em vários campos da sociedade portuguesa, nomeadamente “na saúde” pelo que o seu desenho também inclui bisturis.

Proposta de Tiago Baptista, para a parede do armazém na Rua António Aleixo
Proposta de Tiago Baptista, para a parede do armazém na Rua António Aleixo

 

parede tiago baptista site

 

 

 

 

 

 

 

Por sua vez, Xana , artista com vasta obra em várias dimensões, e que reside em Lagos desde 1984, apresentou a sua visão para o posto da EDP que se encontra junto à pré-primária de Messines ( no Bairro CHE). Como inspiração, afirmou ter usado as referências apresentadas no encontro anterior com a população, nomeadamente as “colunas da igreja matriz”, “os menires e a escrita do sudoeste”, bem como as “letras da Cartilha de João de Deus” e até as cores do equipamento do Messinense e do grés. A sua proposta, coerente com o seu estilo marcado por uma “relação abstrata com imagens e cores” usa palavras, formas e cores, numa conjugação que mereceu elogios dos presentes.

parede xana site 2

 

A proposta de Xana para o edifício da EDP
A proposta de Xana para o edifício da EDP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No final, Nuno Pereira lembrou que está por definir qual será a intervenção a fazer no local definido como o “espaço da comunidade”, que neste caso é o edifício da EDP junto à entrada da EB2.3 João de Deus. Aí, “em meados de julho” ( em data a divulgar oportunamente) a população será convidada a pintar o espaço, numa ação concertada pelo artista Xana.

O edifício que será pintado pela comunidade
O edifício que será pintado pela comunidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após a conclusão de todas estas obras de rua, será criado um circuito de visitas guiadas, a desenvolver por pessoas da comunidade de Messines ( qualquer pessoa se pode voluntariar para esta tarefa). Estas visitas poderão ser um motivo de interesse acrescido para que outras pessoas visitem a Vila, disse ainda Nuno Pereira que lembrou ainda que, em Lagos, o LAC, num projeto semelhante, conseguiu já criar um circuito de arte pública, com 25 intervenções que têm sido bem acolhidas pelos locais e turistas.

 

Nota: Recebemos entretanto a informação de que a proposta apresentada por Menau, para o edifício da Sociedade Columbófila será alterado, a pedido desta Sociedade. Divulgaremos a proposta final logo que a mesma seja aprovada.

Exposição de cerâmica de Nuno Rodrigues, em Messines
“Candeia Acesa”, espetáculo de teatro em Silves
Entrevista à presidente da Câmara Municipal de Silves, Luísa Conduto: “Continuar e construir de raiz o que ainda falta”
Escola de Música faz em Silves “Audição de Primavera”
Ministro da Educação promoveu no Algarve a ação “Construir Educação, Aproximar Territórios”
TAGGED:Menauprojeto Watt?São Bartolomeu de MessinesTiago BaptistaXana
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
PorPaula Bravo
Natural de S. Bartolomeu de Messines, nascida em 1963. Licenciada em Comunicação Social. Desde 1986, trabalhou em vários órgãos de comunicação nacionais e regionais. Dirigente associativa. Fundadora e diretora do Terra Ruiva desde abril de 2000.
Artigo Anterior Compromisso Pessoal de Mudança- V
Próximo Artigo Ricardo Mendonza dinamiza Curso “Faz acontecer – Código E.U.”
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

Ontem não te vi
Opinião
Encontros com pais e familiares em Tunes e Messines
Concelho
IEFP divulga ofertas de emprego e estágios
Economia Economia & Emprego Emprego
GNR alerta para burlas no arrendamento de imóveis, com destaque para distrito de Faro
Algarve
17 de abril – Dia Mundial da Hemofilia- Diagnóstico: primeiro passo para o cuidado
Saúde & Bem Estar Vida

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?