Home / Sociedade / Lazer / Roteiro dos Presépios Municipais

Roteiro dos Presépios Municipais

presepio paços concelhoAté dia 7 de janeiro, os Paços do Concelho, a Casa Museu João de Deus e o Museu do Traje e das Tradições são os espaços municipais onde poderão ser visitados diversos presépios tradicionais.
Nos Paços do Concelho, todo o edifício foi decorado de acordo com a quadra natalícia, incluindo–se aqui um presépio tradicional português ao estilo dos presépios de S. Francisco de Assis, composto por mais de uma centena de figuras tradicionais.

Já em S. Bartolomeu de Messines, encontra-se em exposição no edifício adjacente à Casa Museu João de Deus (CMJD) um presépio tradicional em cortiça, da artesã Alzira Cabrita, formado por 27 peças, que representam a adoração do menino, a chegada dos Reis Magos, monumentos e cenas do quotidiano.
O mesmo foi doado à CMJD em 1998 tendo, nesse ano, sido montado pela artesã.
Após a sua morte a montagem tem ficado a cargo pelas técnicas da Casa Museu.

Por último, e tendo como objetivo a divulgação dos procedimentos de montagem, rituais e a simbologia das figuras associadas a esta quadra e ao património cultural imaterial, poderão ser apreciados no Museu do Traje e das Tradições dois presépios: o tradicional algarvio (em trono), composto por uma estrutura em degraus com o menino Jesus no topo, ornamentada com verduras, pratinhos de searas e laranjas com rama; e um presépio tradicional construído em grés, cortiça e musgo com inúmeras figuras características da aldeia de Natal.
Os mesmos foram montados com o apoio da Junta de Freguesia de Messines e com a colaboração de alguns dos utentes do Polo de Educação ao Longo da Vida de SBM, num projeto de intervenção Comunitária junto da comunidade sénior que visa o registo e a fruição das tradições natalícias.
Esta ação integra o plano educativo do Castelo e dos Museus de Arqueologia e do Traje e das Tradições devendo, para efeitos de visitas acompanhadas, ser efetuada inscrição prévia através do portal da CMS ou através do email museu.municipal@cm-silves.pt (devendo neste caso ser efetuado o download da ficha de inscrição editável disponível no site da autarquia).

PartilharShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someonePin on Pinterest0

Veja Também

Feira Medieval de Silves tem pela 1º vez posto de informação e loja de merchandising

A XIV Feira Medieval de Silves terá, pela primeira vez, uma loja de merchandising exclusivo, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *