Home / Economia & Emprego / Quinta dos Patudos já foi inaugurada

Quinta dos Patudos já foi inaugurada

ianuguraçao quinta 2
O Parque Rural Canino “Quinta dos Patudos” localizado na freguesia de S. Bartolomeu de Messines já se encontra a funcionar, depois de ter sido inaugurado no dia 18 de outubro.

A “Quinta dos Patudos” encontra-se entre Paderne e São Bartolomeu de Messines, nas proximidades do Monte Branco, e compreende um conjunto de ringues vedados e de equipamentos para exercitar, socializar e treinar cães em segurança e para praticar desportos caninos em harmonia com a natureza.

Segundo os seus promotores “ trata-se de um parque canino com características inovadoras em relação a outros equipamentos semelhantes, nomeadamente no que respeita ao seu modelo de funcionamento”. Assim, “ a utilização, individual ou em grupo, dos espaços e equipamentos do parque estará sujeita a uma marcação prévia obrigatória de modo a garantir que os utilizadores os possam usufruir em regime de exclusividade”. O acompanhamento “será assegurado por voluntários com formação na área da educação e treino canino ”.

O parque irá disponibilizar “equipamentos lúdico-didáticos para trabalhar a destreza, o equilíbrio e a confiança dos cães e espaços e equipamentos para o treino de truques e habilidades e para a prática de desportos caninos (agility, flyball, obediência desportiva e disc dog). Poderá ser, também, utilizado para a realização de eventos de formação e de divulgação sobre educação e treino canino, desportos caninos, atividades nas áreas da promoção do bem‐estar animal, atividades assistidas por animais, encontros de raças, feiras de adoção, festas de aniversário de cães, educação ambiental, entre outros”.

Uma parte do terreno onde o parque está localizado, constituída por matagal mediterrânico, foi preservada e valorizada através da criação de um pequeno trilho ambiental para divulgação da biodiversidade deste tipo de ecossistema.

O desenvolvimento e gestão deste projeto, premiado, em Abril de 2015, no concurso “Todos Queremos um Bairro Melhor” promovido pela revista Visão e pela EDP é assegurado pela Associação Quinta dos Patudos, uma pessoa coletiva sem fins lucrativos recentemente constituída para o efeito.

Veja Também

Armação de Pêra com boa subida na taxa de ocupação turística

Depois de alguns meses de quebra, a taxa de ocupação turística no Algarve volta a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *