Home / Concelho / Piscinas de Silves apostam na eficiência energética

Piscinas de Silves apostam na eficiência energética

A instalação de um sistema solar térmico e de um sistema fotovoltaivo, a substituição do sistema de bombagem e da iluminação existente nas Piscinas Municipais de Silves permitirão à autarquia poupar cerca de 70 mil euros por ano.

Estas medidas, que estão a ser implementadas no âmbito do projeto de “Otimização da Eficiência Energéticas das Piscinas Municipais de Silves”, cujos trabalhos já estão a decorrer, pretendem promover a sustentabilidade e eficiência dos recursos. O projeto é financiado no âmbito CRESC 2020, Eixo3, com investimento elegível de 457 615,59 euros e investimento total de 555 728,26 euros, beneficiando de apoio financeiro da União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
De acordo com a autarquia, o sistema solar térmico será usado no aquecimento das águas das piscinas e das águas quentes sanitárias utilizadas nos banhos dos utentes, cobrindo cerca de 44% das necessidades atuais das instalações e evitando a emissão de 49,45 Ton de dióxido de carbono por ano.

A criação de uma central de produção de energia elétrica através de conversão fotovoltaica permitirá o fornecimento de 182.721 KWh por ano e a redução dos gases de efeito de estufa (GEE) em 39,3 Ton por ano. A substituição de eletrobombas de circulação por equipamentos de elevada eficiência energética proporcionará uma poupança anual de 90.822,49 Kwh, correspondendo à redução de 33,02 Ton/Ano de gases de efeito de estufa (GEE).

A substituição das lâmpadas florescentes por lâmpadas LED, nomeadamente, 86 luminárias e 493 lâmpadas por LED, reduzirá o consumo energético em 48.102 KWh e a redução de gases de efeito de estufa (GEE) em 22,3 Ton por ano.

Veja Também

Silves ataca perdas de água

Um milhão e meio de euros – é o investimento que a Câmara Municipal de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *