O messinense, Rafael Lourenço, esteve em destaque na 45ª Volta ao Algarve 2019, recentemente realizada, sendo um dos melhores jovens portugueses em prova.
Rafael Lourenço que corre no UD Oliveirense-InOutbuild, alcançou o 10º lugar Juventude na Volta ao Algarve, sendo um dos quatro jovens portugueses que terminaram entre os 10 melhores, e o 82º lugar na geral, entre um total de 168 corredores.
A capacidade destes jovens corredores foi destacada pela imprensa da especialidade e num “Perfil dos melhores jovens lusos da Volta ao Algarve 2019”, de Helena Dias, publicado no seu blogue (helenadiasciclismo.blogspot.com) a mesma escreve que “a 45ª edição da Volta ao Algarve ficou marcada pela qualidade da juventude que compôs o pelotão.”

No perfil dos atletas, Rafael Lourenço fala sobre uma queda que teve no primeiro dia, nesta que foi a sua segunda participação na Volta ao Algarve, ainda como atleta sub-23. Apesar deste percalço, revela ter conseguido uma evolução pessoal no terreno montanhoso e ter conseguido participar na fuga da primeira etapa. Para este ano, o jovem corredor diz ter como objetivo afirmar-se enquanto ciclista, “nunca descurando a possibilidade de repetir uma vitória, como a do Grande Prémio Jornal de Notícias”.
Rafael Lourenço nasceu em São Bartolomeu de Messines, e começou a pedalar aos 13 anos no XCO (cross country olímpico), passando aos 16 para a vertente de estrada.
A ExtremoSul foi a equipa onde iniciou o seu percurso, ingressando em júnior no Clube de Ciclismo de Tavira. Fez o primeiro ano de sub-23 na equipa Sporting-Tavira, passando em seguida para a Liberty Seguros-Carglass, onde se encontra pelo terceiro ano consecutivo na equipa agora designada UD Oliveirense/InOutbuild.
A maior conquista da sua carreira alcançou-a em 2018, em Monção, na chegada da segunda etapa do Grande Prémio Jornal de Notícias, destacando-se também o pódio obtido na terceira etapa da Volta a Galiza (em 2017).
Recorda-se que, em fevereiro, Rafael Lourenço foi também capa no jornal Terra Ruiva, ao qual falou do seu novo cargo- presidente da Direção da Associação Extremo Sul – e da sua atividade e objetivos enquanto ciclista.