Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Carlos Osório
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: Já é possível explorar mais de 90 monumentos e 60.000 obras de arte portuguesas sem sair de casa
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
CulturaSociedade

Já é possível explorar mais de 90 monumentos e 60.000 obras de arte portuguesas sem sair de casa

Terra Ruiva
Última Atualização: 2026/Jul/Qua
Terra Ruiva
3 meses atrás
PARTILHE

Com a chegada das férias de verão, o Património Cultural, I.P., convida os portugueses e visitantes de todo o mundo a fazerem uma viagem diferente pelo país através do novo portal do PATRIMÓNIO CULTURAL 360®. Seja para planear uma visita presencial, para ocupar os dias em família ou para explorar recantos históricos a partir de qualquer local de descanso, a plataforma coloca o património nacional à distância de um simples clique.

O portal disponibiliza já 67 visitas virtuais imersivas de elevada resolução, permitindo navegar por museus, palácios, monumentos e sítios arqueológicos de Norte a Sul do país.

A experiência inclui ainda o acesso a mais de 60.000 artefatos digitalizados, acompanhados por 13 filmes documentários que ajudam a contextualizar a riqueza histórica e artística do território nacional.

O portal disponibiliza ainda 232 Tesouros Nacionais digitalizados em 2D e 3D e as visitas virtuais cobrem mais de 90 espaços distribuídos por 46 concelhos e 17 distritos.

Fruto de um investimento total de 14.486.017,50€ no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o projeto abrange já mais de 90 imóveis e envolve mais de 20 entidades parceiras. Ao aliar a tecnologia de ponta à divulgação cultural, o PATRIMÓNIO CULTURAL 360® afirma-se como uma ferramenta de turismo sustentável e inclusivo, aproximando o público de locais emblemáticos e de tesouros por vezes menos conhecidos do grande público.

“O verão é por excelência o tempo da descoberta e do lazer. Com o portal PATRIMÓNIO CULTURAL 360®, queremos transformar o acesso à nossa história numa experiência envolvente e acessível a todos. Quer estejamos na praia, no interior ou no estrangeiro, qualquer pessoa pode agora ‘viajar’ pelos nossos monumentos, descobrindo detalhes únicos antes ou depois de uma visita presencial,” destaca Luís Sebastian, diretor do Departamento de Transição Digital e coordenador do projeto.

Para inspirar os itinerários de lazer e cultura, o portal sugere três grandes rotas virtuais:

Rota da Arquitetura e História: Uma imersão no Mosteiro da Batalha, onde é possível contemplar de perto as abóbadas das Capelas Imperfeitas e o detalhe do rendilhado manuelino, assim como uma travessia pela Sé de Évora, descobrindo o seu claustro e terraço medieval.

Rota da Música e Arte: Uma visita virtual interativa ao Museu Nacional da Música, que permite explorar a sua recente reinstalação no Palácio Nacional de Mafra e conhecer raras coleções de instrumentos musicais em ambiente digital.

Rota dos Roteiros em Família: Dezenas de museus e sítios arqueológicos disponíveis no portal oferecem uma componente pedagógica e interativa, ideal para manter a curiosidade dos mais jovens desperta durante a pausa escolar.

Todos os conteúdos digitais produzidos estão já acessíveis gratuitamente através do portal https://360.patrimoniocultural.gov.pt/pt  que constituiu uma interface dedicada ao grande público, reforçando a difusão e a valorização do património cultural em ambiente digital.

 

 

Celebrado contrato para estudo de uma solução na área dos resíduos urbanos no Algarve
«Poeira do Medo», de Cristina Calvino e Rui António, selecionado para o MOON — Festival Internacional de Videopoesia
Rogélio Mena Gomes apresenta livro sobre a silvense Maria Keil
Passeio Fotográfico “À Descoberta das Aves”, na Lagoa dos Salgados
“Quando as palavras ganham asas”, na Biblioteca de Silves
TAGGED:I.Ppatrimónio culturalPATRIMÓNIO CULTURAL 360®
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
Artigo Anterior Bloco de Esquerda repudia a entrega da gestão da ULS Algarve à União das Misericórdias
Próximo Artigo Quando D. Afonso V aposentou um cavaleiro acontiado do Benaciate
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

Proteção Civil alerta a população para a tempestade BRUNA
Concelho
Junta de Freguesia de São Marcos da Serra alvo de ataque informático
Concelho
Bombeiros de Messines organizam Passeio Solidário com Magusto
Desporto
Em Alcantarilha: Passeio Pedestre Noturno São Martinho
Desporto
Pilotos portugueses e espanhóis voltam a tentar a “Subida Impossível”, em Silves
Desporto

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?