As praias de Armação de Pêra e Praia Grande Poente (Pêra) voltam a estar na lista das que terão este ano a Bandeira Azul.
No Algarve são este ano 86 praias com bandeira azul (+1, a praia da Batata, em Lagos), pertencentes a 13 concelhos, e onde serão desenvolvidas 133 atividades de educação ambiental.
Em 2024, Portugal tem 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito do que no ano passado, e é o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, segundo a Associação Bandeira Azul Europa.
A Praia da Pontinha, no Porto Santo, vai receber a cerimónia oficial de hastear da primeira bandeira azul em praia costeira em 2024, no dia 1 de junho. No concelho de Silves essa cerimónia deverá decorrer igualmente nos primeiros dias de junho.
Recorde-se que o Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.
Este galardão tem como objetivo educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustres; portos de recreio e marinas; embarcações de recreio e ecoturísticas que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água Balnear; Gestão Ambiental; Segurança e Serviços; Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.









