Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: Dia Europeu da Insuficiência Cardíaca – Campanha alerta para importância do conhecimento dos sintomas
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Saúde & Bem EstarVida

Dia Europeu da Insuficiência Cardíaca – Campanha alerta para importância do conhecimento dos sintomas

Terra Ruiva
Última Atualização: 2023/Mai/Sex
Terra Ruiva
3 anos atrás
PARTILHE

6 de maio | Dia Europeu da Insuficiência Cardíaca

 Tem mais de 20 anos o estudo que quantifica o número de pessoas que, em Portugal, vivem com insuficiência cardíaca. Uma ausência de dados que impede o conhecimento real sobre o impacto desta doença, que a julgar pelos resultados da investigação CaReMe HF, feita em 11 países, um dos quais o nosso (com uma amostra local), afetará até 2% dos adultos na Europa, América do Norte e Israel, colocando-os em risco acrescido de complicações e morte (1).

Dados que justificam a realização do estudo PORTHOS, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Cardiologia e da AstraZeneca, em parceria com a Nova Medical School, que se encontra a avaliar uma amostra representativa da população portuguesa. E que justificam também o lançamento de uma campanha de alerta nas redes sociais, a propósito do Dia Europeu da Insuficiência Cardíaca, que deixa a certeza: “Coração Saudável. Coração Feliz”.

Esta campanha, uma iniciativa da Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC), da Sociedade Portuguesa de Cardiologia e da AstraZeneca, chama a atenção para os sinais deste problema, que se caracteriza pela incapacidade do coração em bombear o sangue de forma adequada e suficiente para suprir as necessidades de oxigénio e de nutrientes dos tecidos e órgãos (2), resultando numa acumulação de fluídos no organismo.

Falta de ar (ou dispneia) e fadiga são os principais sintomas, mas podem surgir também tosse, dificuldade em dormir ou perda de apetite (2,3).

Segundo o presidente da AADIC, Luís Filipe Pereira, “esta campanha pretende divulgar o conhecimento da Insuficiência Cardíaca (IC)  junto da população. Este objectivo é essencial pois a IC é uma doença crónica mal compreendida pelas pessoas, muitas vezes tardiamente diagnosticada e com uma mortalidade elevada, superior à dos cancros mais comuns. Se, perante esta situação, considerarmos ainda, por um lado, que a IC incide em larga medida nos estratos etários mais elevados e, por outro lado, o progressivo envelhecimento do país (Portugal é um dos países mais envelhecidos do mundo) torna-se evidente que esta doença poderá constituir, no futuro próximo,  uma das principais patologias, senão a principal “.

Para a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, “a prevenção da insuficiência cardíaca é a medida fundamental para reduzir a prevalência desta entidade e para tal é de capital importância a promoção de estilos de vida saudáveis, incluindo a prática de exercício físico regular, dieta equilibrada, evitando o excesso de álcool, o controlo eficaz dos  fatores de risco cardiovascular, como a hipertensão arterial, o colesterol elevado, a diabetes mellitus, o tabagismo e a obesidade”.

São ainda os dados do estudo CaReMe HF que mostram que a insuficiência cardíaca é responsável por uma taxa de mortalidade por todas as causas anual de 13% nos países avaliados e por custos hospitalares mais elevados do que outras doenças cardiovasculares, como o ataque cardíaco e o acidente vascular cerebral (1). O que justifica a importância da gestão da doença para melhorar a vida dos doentes e reduzir os custos em saúde.

Para mais informações sobre insuficiência cardíaca, visite Bate Certo Coração (https://www.batecertocoracao.pt/) ou www.saudeflix.pt.

Sobre a Insuficiência Cardíaca

A insuficiência cardíaca surge quando o coração é incapaz de bombear o sangue em quantidade adequada e os órgãos e músculos e não recebem os nutrientes e oxigénio suficientes para o seu normal funcionamento, ocorrendo quando existem lesões no músculo cardíaco ou nas válvulas cardíacas. Uma das causas mais comuns é a doença das artérias coronárias, mas existem muitas outras, como a hipertensão arterial (mal controlada), diabetes mellitus, inflamação do músculo cardíaco (miocardite), tóxicos (como o álcool em excesso) ou mesmo alterações genéticas (miocardiopatias familiares) (3).

 

Total Views: 0
Campanha solidária nas farmácias para auxiliar no acesso a medicamentos a quem não pode pagar
GNR alerta para aumento de burlas associadas ao Mundial FIFA 2026
Estudo nacional para determinar a prevalência da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica abrange concelho de Silves
Horóscopo semanal, por Maria Helena Martins
Faleceu Noémia Anacleto Louçã
TAGGED:6 de maioAADICcampanhaDia Europeu da Insuficiência Cardíaca
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
Artigo Anterior IV Festival Juvenil de Acordeão Cidade de Silves
Próximo Artigo Presidente da Câmara de Silves em visita oficial à Palestina
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

Marco Jóia é o novo presidente da Junta de Silves
Política Sociedade
Fora do Rascunho – Música & Poesia ao vivo, no Parque do Enxerim
Cultura Sociedade
Concerto em Silves com Legacy5brass
Lazer Sociedade
Centro de Saúde de Silves com atendimento a não residentes
Concelho
Ciclo de Teatro Sénior 2026 com espetáculos nas freguesias
Cultura Sociedade

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?