Ao utilizar este site, concorda com a nossa politica de privacidadePolitica de Privacidade e Termos e Condições.
Accept
Terra RuivaTerra RuivaTerra Ruiva
  • Concelho
  • Sociedade
    • Ambiente & Ciência
    • Cultura
    • Educação
    • Entrevista
    • História & Património
    • Lazer
    • Política
  • Opinião
  • Vida
  • Economia & Emprego
  • Algarve
  • Desporto
  • Autores
    • António Eugénio
    • António Guerreiro
    • Aurélio Cabrita
    • Clara Nunes
    • Débora Ganda
    • Eugénio Guerreiro
    • Fabrice Martins
    • Francisco Martins
    • Frederico Mestre
    • Helena Pinto
    • Inês Jóia
    • José Quaresma
    • José Vargas
    • Maria Luísa Anselmo
    • Maria José Encarnação
    • Miguel Braz
    • Paula Bravo
    • Paulo Penisga
    • Patricia Ricardo
    • Ricardo Camacho
    • Rocha de Sousa
    • Rogélio Gomes
    • Sara Lima
    • Susana Amador
    • Teodomiro Neto
    • Tiago Brás
    • Vera Gonçalves
  • Página Aberta
  • AUTÁRQUICAS 2025
    • AUTÁRQUICAS 2021
  • Edições
Reading: Cultura Popular é o tema das 7 Maravilhas em 2020
Partilhe
Font ResizerAa
Terra RuivaTerra Ruiva
Font ResizerAa
  • Home
  • Demos
  • Categories
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
História & PatrimónioSociedade

Cultura Popular é o tema das 7 Maravilhas em 2020

Terra Ruiva
Última Atualização: 2020/Fev/Sex
Terra Ruiva
6 anos atrás
PARTILHE

Depois da nossa História, da Natureza, da Gastronomia, das Praias, das Aldeias, da Mesa, e dos Doces…  este ano será privilegiado o Património Cultural Imaterial e serão eleitas  as 7 Maravilhas da Cultural Popular de Portugal ®.
O tema de 2020 já tem candidaturas abertas, numa opção individual ou com 7 patrimónios.

As 7 Maravilhas da Cultura Popular® foram lançadas no dia 13 de fevereiro, no Museu de Arte Popular em Lisboa. O projeto foi apresentado por Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas, e o formato televisivo por José Fragoso, diretor da RTP1 e RTP Internacional. Catarina Furtado e José Carlos Malato, apresentadores da RTP, estiveram presentes enquanto embaixadores das eleições 7 Maravilhas.
“A grande aposta deste ano passa por promover o Património Cultural Imaterial de Portugal, elevando a nossa Cultura Popular a um patamar de causa pública e de atração turística, explicou Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas®. Das muitas razões que explicam porque Portugal está hoje na moda, uma das mais marcantes é seguramente a sua base cultural e a importância da sua cultura popular.
Fruto do nosso desenvolvimento social e cultural, e ao contrário de muitos países, que se renderam às maravilhas da globalização, resultando na indiferenciação e quebra de autenticidade, Portugal afirma-se hoje pelos seus valores únicos e pela dimensão da sua multiculturalidade, onde a expressão da sua autenticidade se encontra em cada um de nós, em cada aldeia, vila ou cidade.
É a manutenção e a afirmação inequívoca desta autenticidade, com manifestações em múltiplas categorias culturais, que queremos homenagear com a eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular®”, acrescentou.

As categorias a concurso são: Artesanato; Lendas e Mitos; Festas e Feiras; Músicas e Danças; Rituais e Costumes; Procissões e Romarias e Artefactos.

As categorias do concurso permitem a organização e comparação de todos os Patrimónios, independentemente da sua natureza. O que interessa avaliar é o valor de cada manifestação cultural, enquanto afirmação distintiva do seu território.
As candidaturas terminam a 1 de março e são realizadas online, no site oficial das 7 Maravilhas®.

A nona edição das 7 Maravilhas de Portugal® volta a reinventar-se e este ano os candidatos são votados por cada um dos 18 distritos e duas regiões autónomas, com 20 programas de daytime em direto a realizar nos meses de julho e agosto. Haverá nesta fase 7 candidatos por distrito e regiões autónomas, num total de 140 patrimónios candidatos, sendo que em cada programa na RTP será apurado um pré-finalista que passa às semifinais.

Haverá ainda um programa de repescagem. Os 20 segundos classificados nas eliminatórias regionais do concurso serão submetidos a uma nova votação, com o objetivo de apurar os 8 mais votados que se irão juntar aos já pré-finalistas.
Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, dois programas em direto na RTP1.

Catarina Furtado e José Carlos Malato voltam a ser os anfitriões e embaixadores das 7 Maravilhas®, apresentando as semifinais e a Gala (duas semifinais e uma Grande Final). Em cada semifinal são apurados os 7 patrimónios, os que tenham mais votos contabilizados.

A Gala Finalíssima decorre a 5 de setembro de 2020 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 patrimónios como 7 Maravilhas da Cultura Popular®.

 

Total Views: 0
Inácio José de Oliveira Mendonça- Uma Vida e uma Obra
Encontro de Marchas Populares em Tunes
Teatro de Revista em Pêra
Ciclo de Teatro ao Ar Livre 2026 em Tunes e Messines
Festa Rua 80 em Silves
TAGGED:7 Maravilhas da Cultura PopularcandidaturasLuis Segadães
Partilhe este artigo
Facebook Email Print
Artigo Anterior Atividades nos Polos de Educação ao Longo da Vida
Próximo Artigo Perplexidades
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas

AMAL integra Rede Inova Juntos Portugal
Algarve
Corte de água no sítio da Pedreira
Concelho
Governo declara situação de alerta em todo o território continental
Concelho
Município de Silves promove lavagem de ruas em Armação de Pêra
Concelho
Rendas no Algarve caem 1,1% – Silves é um dos concelhos onde mais subiram
Economia Economia & Emprego

– Publicidade –

Jornal Local do Concelho de Silves.

Links Úteis

  • Notícias
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica

Publicidade

  • Publicidade & Assinaturas
  • Conteúdo Patrocinado

Info Legal

  • Contactos e Info Legal
  • Termos e Condições
  • Politica de Privacidade

Siga-nos nas Redes Sociais

© Copyright 2025, Todos os Direitos Reservados - Terra Ruiva - Created by Pixart
Ajustes de acessibilidade

Com tecnologia de OneTap

Durante quanto tempo queres ocultar a barra de acessibilidade?
Duração de ocultação da barra
Perfis de acessibilidade
Modo de Deficiência Visual
Melhora os elementos visuais do site
Perfil Seguro para Convulsões
Remove flashes e reduz cores
Modo Amigável para TDAH
Navegação focada, sem distrações
Modo de Cegueira
Reduz distrações, melhora o foco
Modo Seguro para Epilepsia
Escurece cores e para o piscar
Módulos de conteúdo
Tamanho do ícone

Padrão

Altura da linha

Padrão

Módulos de cor
Módulos de orientação
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?