Esta noite haverá um eclipse parcial da Lua, que começará a ser visível a partir das 21h01, atingindo o máximo cerca das 22h30 e terminando à 01h20 de quarta-feira.
Este fenómeno acontecerá quando a Lua ficar coberta pela sombra da Terra, o que acontece duas vezes por ano e será visível em Portugal e em toda a Europa, bem como em várias partes do mundo.
O eclipse acontece no dia em que se assinalam 50 anos da partida da nave espacial Apollo 11 que levava a bordo Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar a Lua.
No dia 16 de julho de 1969, a nave espacial Apollo 11 descolou de Cabo Canaveral, transportada pelo foguetão Saturno V, que permanece até hoje como o lançador mais potente jamais construído. A bordo seguiam os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins. No local do lançamento juntaram-se milhares de pessoas, entre as quais cerca de 3000 jornalistas, de 56 países. Em casa, 530 milhões de pessoas assistiram a esse momento através da televisão.
No dia 20, às 20h17 (hora da Florida), os astronautas alunaram a sul do Mar da Tranquilidade. Neil Armstrong pisa a Lua e diz a frase que ficará na história: “um pequeno passo para o Homem, um gigantesco salto para a Humanidade”.
Desde esse dia, foram feitas mais cinco missões tripuladas bem sucedidas, com 12 astronautas, dos quais apenas quatro estão ainda vivos.
Desde 1972 que nenhum homem pisa a Lua. A próxima viagem tripulada à Lua, projetada pela NASA, está prevista apenas para 2024. Outros países, que estão na corrida espacial, projetam vir a construir uma base humana permanente na Lua.







