Home / Sociedade / Ambiente & Ciência / Eclipse parcial da Lua nos 50 anos da partida da Apolo 11

Eclipse parcial da Lua nos 50 anos da partida da Apolo 11

Esta noite haverá um eclipse parcial da Lua, que começará a ser visível a partir das 21h01, atingindo o máximo cerca das 22h30 e terminando à 01h20 de quarta-feira.
Este fenómeno acontecerá quando a Lua ficar coberta pela sombra da Terra, o que acontece duas vezes por ano e será visível em Portugal e em toda a Europa, bem como em várias partes do mundo.

O eclipse acontece no dia em que se assinalam 50 anos da partida da nave espacial Apollo 11 que levava a bordo Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar a Lua.

No dia 16 de julho de 1969, a nave espacial Apollo 11 descolou de Cabo Canaveral, transportada pelo foguetão Saturno V, que permanece até hoje como o lançador mais potente jamais construído. A bordo seguiam os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins. No local do lançamento juntaram-se milhares de pessoas, entre as quais cerca de 3000 jornalistas, de 56 países. Em casa, 530 milhões de pessoas assistiram a esse momento através da televisão.

No dia 20, às 20h17 (hora da Florida), os astronautas alunaram a sul do Mar da Tranquilidade. Neil Armstrong pisa a Lua e diz a frase que ficará na história: “um pequeno passo para o Homem, um gigantesco salto para a Humanidade”.
Desde esse dia, foram feitas mais cinco missões tripuladas bem sucedidas, com 12 astronautas, dos quais apenas quatro estão ainda vivos.

Desde 1972 que nenhum homem pisa a Lua. A próxima viagem tripulada à Lua, projetada pela NASA, está prevista apenas para 2024. Outros países, que estão na corrida espacial, projetam vir a construir uma base humana permanente na Lua.

Veja Também

Memórias Breves (20)- De Demócrito ao Século XXI

TEMOS um percurso muito longo e variado desde o Grego Demócrito, um estudioso da Democracia, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *