É sábado à tarde, mês de junho e dia de calor extremo. Mas está cheia a sala do Polo de Educação ao Longo da Vida de São Marcos da Serra, para assistir à apresentação da peça “O Pátio das Intrigas”, escrito, encenado e representado pelos utentes deste Polo.
O resultado de um “trabalho coletivo”, como explica Marta Vargas, a técnica da Câmara Municipal de Silves que acompanhou e apoiou o projeto.
A cena inicial remete-nos para o nome da peça. Num pátio, várias mulheres estão na “regatice” com a criada da D. Estrotelina, uma viúva abastada que pretende casar-se novamente. A D. Estrotelina, como se perceberá, já teve três maridos. Dois deles morreram envenenados com cogumelos, o terceiro morreu afogado porque não quis comer os cogumelos, explicará a própria, por entre o riso do público.
Apesar dos funestos acontecimentos, perfilam-se vários candidatos à mão da D. Estrotelina, atraídos pela sua fama de mulher rica, uma condição que também ela impõe aos pretendentes. Mas, para lá da ganância, entra em cena um outro sentido, o da solidão em que vivem muitas pessoas de idade e o sentimento de já não serem valorizadas e se sentirem diminuídas e esquecidas. E aqui a peça apresenta outras realidades, que ganham força por via até da experiência pessoal destes atores seniores.
Na verdade, o combate à solidão e ao isolamento em idades mais avançadas é o que está na origem deste projeto de teatro sénior desenvolvido desde 2014 pela Câmara Municipal de Silves, junto dos utentes que frequentam os Polos de Educação ao Longo da Vida que existem no concelho.
Ao longo dos anos, os grupos de teatro sénior têm alterado a sua constituição, mas atualmente reúnem 85 pessoas em seis grupos em Silves, Armação de Pêra, São Marcos da Serra, Tunes, Pêra e São Bartolomeu de Messines. O trabalho que desenvolvem é apresentado anualmente no Ciclo de Teatro Sénior, promovido pela Câmara de Silves nas várias freguesias. Este espetáculo, em São Marcos da Serra, foi o primeiro do ciclo de 2026. Antes de terminar, o ciclo terá apresentado o espetáculo “O verdadeiro tesouro”, no dia 5 de julho, em Armação de Pêra; a peça “Reunião de Condomínio”, no dia 16 de julho, em Pêra; e a peça “À espera do comboio”, no dia 25 de julho, em Tunes.
Nos Polos de Educação ao Longo da Vida são desenvolvidas várias outras atividades, de acordo com as particularidades dos utentes que os frequentam, na sua maioria mulheres. Mas talvez nenhuma atividade enriqueça tanto o coração dos utentes como o teatro, que traz os ensaios em grupo e os espetáculos com os risos, os silêncios e as palmas. “É muito gratificante ver os frutos de todo o vosso trabalho”, diz a presidente da Câmara de Silves, Luísa Conduto, nos agradecimentos aos atores. E nos próprios destaca-se a alegria com que acolhem o público e o carinho com que rodeiam a técnica da autarquia, Marta Vargas que, além do mais, ia fazendo de “ponto” durante todo o espetáculo, a prevenir algum esquecimento súbito.
Num país onde milhares de idosos vivem sós, numa freguesia rural, com muitas habitações dispersas como é o caso de São Marcos da Serra, a solidão adquire frequentemente contornos ainda mais solitários, com pessoas a viverem sós, em montes isolados. Mas o teatro, com a sua magia, oferece aos atores a possibilidade de serem outras pessoas, a viverem outras vidas e ao público a possibilidade de esquecer quem é.
Razões mais do que suficientes para que este projeto do teatro sénior no concelho de Silves continue a ser desenvolvido e apoiado. E que o público nunca falte!…
Teatro Polo de São Marcos
No teatro de S. Marcos
Não têm lugar os fracos
Quem não sabe também não
Só tem lugar quem saber
E aquele que obedecer
Às regras da ensinação
Tudo ali é a rigor
O teatro tem valor
É pelo povo apreciado
E a Marta com arte
E outras mais que fazem parte
Têm tudo bem estudado
O povo gosta de ver
É tudo feito a valer
Com gente que está treinada
E nos lugares onde ele atua
Chega-se a ouvir na rua
O eco das gargalhadas
Albertina Guerreiro
Dia 15/06/2026
(Poema escrito pela utente Albertina Guerreiro e lido no final do espetáculo)







